A Câmara Setorial de Leite e Derivados, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, reúne-se no dia 1º. de novembro, na capital paulista, durante a FEILEITE Feira Internacional da Cadeia Produtiva do Leite. Durante a reunião, serão discutidos assuntos como demandas de redução da carga tributária do setor de leite paulista; programa de fomento à produção de leite no Estado; e a obrigatoriedade de impressão do calendário de vacinas nas embalagens de leite B, C e Longa Vida (Projeto de Lei 799/2007). Além disso, o presidente da Serlac Trading S/A, Alfredo de Goeye, fará palestra sobre O boom atual nas exportações de lácteos e os benefícios para o Brasil.
A FEILEITE , promovida pelo Agrocentro, ocorrerá entre os dias 30 de outubro e 03 de novembro, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo (SP). O evento é aberto ao público, gratuito e realizado com o objetivo de impulsionar o volume de negócios dos produtores e empresas que integram este mercado. Trata-se de excelente oportunidade para que as pessoas possam acompanhar de perto todo o processo existente no manuseio de um produto importante e essencial na alimentação. Dinâmico, o evento é um grande centro de negócios, cultura, informação e lazer. Além disso, também é uma chance de entender um setor que está em alta no Brasil.
A feira é focada nos pequenos e médios produtores, que juntos representam cerca de 97% do total de pecuaristas leiteiros do País, e também agregará os laticínios, empresas de equipamentos, insumos, nutrição, saúde, dentre outros. Além disso, contará com a presença de 1.100 bovinos de diversas raças, 400 ovinos e 100 caprinos. Serão três leilões, 12 palestras, espaço para degustações, cursos, dentre outras atrações.
Destaques da FEILEITE.
Encontro de Negócios Em um espaço reservado, os laticínios participantes demonstrarão diariamente os seus produtos por meio de degustações promovidas em uma cozinha especialmente construída para a ocasião. Será uma oportunidade para a realização de negócios e uma chance de divulgar o produto diretamente a quem o consome.
Palestras A Feileite também contará com intensa programação de cursos e palestras. Entre 30 de outubro e 01 de novembro, haverá um ciclo de palestras com temas diretamente ligados ao dia-a-dia da produção leiteira e ao mercado. Profissionais de renome ministrarão as palestras, como Arthur Chinelato, da Embrapa Pecuária Sudeste, e o jornalista Joelmir Beting.
Caravanas - Para garantir o sucesso do evento, a organização da Feileite fechou parcerias com o Sebrae, Leite Brasil e uma série de outras associações para estimular e facilitar a vinda de produtores do interior de São Paulo, de outros estados do Brasil e também do exterior. De acordo com a organização, cerca de 80 expositores já estão confirmados para a feira.
Negociação Direta - Uma das novidades apresentadas pela feira será o Shopping MultiLeite, uma iniciativa pioneira nos eventos da pecuária leiteira do país. O local será uma alternativa aos leilões, e possibilitará a negociação direta entre criadores e interessados em investir no setor. Cerca de 100 animais de diversas raças deverão estar expostos no local, que contará com 32 baias em mais de 1 mil m2.
Financiamento Também presente à feira, o Banco do Brasil viabilizará a geração de negócios na feira e assim contribuir para o fortalecimento do setor lácteo brasileiro. Dessa forma, os interessados em realizar qualquer tipo de investimento durante a Feileite contarão com um serviço de financiamento disponibilizado pelo Banco do Brasil. A proposta é, justamente, facilitar a obtenção de crédito para a compra de animais ou outros bens ligados ao mercado leiteiro. A linha de crédito será destinada aos produtores rurais, pessoas físicas e jurídicas que queiram adquirir novilhas ou matrizes de bovinos, bubalinos e caprinos para a produção de leite. Os recursos também contemplam as compras de reprodutores, sêmen e embriões.
Exposições e Julgamentos - Promovido pelas próprias associações das raças, os julgamentos acontecerão durante todos os dias da feira e contarão com exemplares de Sindi, Gir Leiteiro, Simental Leiteiro, Girolando, Jersey, Pardo-Suíço e Holandês. Além das pistas, os visitantes poderão acompanhar o potencial genético presente à feira nas argolas, que contarão com mais de 1100 bovinos das raças em julgamento, além de Guzerá, provenientes principalmente dos Estados do Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Além disso, a Feileite trará trará também a exposição e julgamento de ovinos e caprinos das principais raças de corte e leite. Em exposição, mais de 400 ovinos e 100, de criadores especialmente do estado de São Paulo.
Leilões - Para quem prefere comprar em leilões, a feira contará com três oportunidades de negócios. No dia 30 de outubro, às 20h, a Estância Silvânia, de Caçapava (SP) promove o I Leilão 45 anos da propriedade, com a oferta de 34 lotes da raça gir leiteiro. São animais jovens e com alta produtividade, entre 10 prenhezes sexadas de fêmeas, duas doadoras de embriões e 22 bezerras e novilhas das melhores vacas do plantel. O leilão é o primeiro promovido pela propriedade, que já foi eleita por seis vezes a melhor criadora da raça pela Associação Brasileira de Criadores de Gir Leiteiro.
No dia 01, às 20h, será a vez da raça Simental leiteira marcar presença no evento, com o Simental Showmilk 2007. Ao todo, serão ofertadas 25 matrizes de elite de cinco importantes criadores da raça pela Associação Brasileira dos Criadores da Raça Simental Fazenda Santa Andréia, Fazenda Sesmaria, Fazenda Simental de Batatais, Fazenda Aliança e Sítio Canário. O destaque do leilão ficará por conta de um lote surpresa, com o animal mais bem colocado no Torneio Leiteiro Simental, programado para acontecer durante o evento.
Encerrando a programação de leilões, no dia 02 de novembro, às 20h30, mais de 20 criadores dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná estarão presentes no Leilão Feileite MilkFest, promovido pela Embral Leilões Rurais. Na pista, 130 bezerras, novilhas e vacas jovens de produção das raças Holandesa, Girolando e Jersey, criteriosamente selecionados para o evento. O leilão contará ainda com oferta especial de cinco touros holandês P.O., filhos de mães com produção superior a 15 mil quilos de leite/ano, e um touro Jersey, filho de mãe com produtividade acima de 14 mil quilos de leite/ano.
Curso de Julgamento Dentro da grade de cursos da Feileite também está o 2º Curso de Noções em Morfologia e Julgamento de Zebuínos com Aptidão Leiteira, oficializado e com a coordenação técnica da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). O curso, que obedece a todas as exigências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), acontecerá nos dias 02 e 03 de novembro e será ministrado pelos jurados Carlos Henrique Cavallari Machado e Roberto Vilhena Vieira. Voltado aos criadores, selecionadores, profissionais, estudantes e colaboradores das fazendas, os objetivos do evento são capacitar os participantes para o desenvolvimento da interpretação de características morfológicas nos zebuínos relacionados à produtividade, funcionalidade e padrão racial, bem como atender a dinâmica de julgamento praticada nas pistas das exposições agropecuárias brasileiras.
Mais informações sobre a FEILEITE podem ser obtidas no site www.feileite.com.br, pelo e-mail feileite@agrocentro.com.br e pelo fone (11) 5067-6767.
José Venâncio de Resende IEA-APTA/SAA
As informações sobre a FEILEITE foram fornecidas pela Texto Assessoria de Comunicações (tel. 11 3037-7288)
Jornalista Responsável: Altair Albuquerque (MTb 17.291)