bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Curso vai mostrar a importância do uso de internet na propriedade agrícola

Fornecer informações sobre os usos da internet no meio rural é o objetivo do curso “Internet na propriedade agrícola” que o Instituto Agronômico (IAC-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, realiza no dia 25 de fevereiro (das 8h às 17h30), no Centro de Engenharia e Automação em Jundiaí (SP).  O curso, gratuito, é direcionado a profissionais das ciências agrárias, proprietários rurais, administradores e gerentes de áreas agrícolas.
Cerca de 20,6 mil unidades de produção agropecuária (UPAs) utilizam computador no Estado de São Paulo, o que significa 6,35% do total de imóveis rurais (324, 6 mil). Destas, 19,36 mil propriedades (5,96%) acessam internet, de acordo com o último LUPA (Censo Agropecuário do Estado de São Paulo) de 2007/08.
A internet é, antes de qualquer coisa, um acervo de informações, diz o pesquisador do IAC Moisés Storino, um dos coordenadores do evento. “A internet pode oferecer alternativas rápidas e mais econômicas para atingir as metas pretendidas.”
São informações e dados que vão de textos técnicos até noções comerciais. O pesquisador lembra que todos os grandes centros de pesquisa possuem sites com informações técnicas à disposição do público e sem qualquer custo.
Por meio da internet, o produtor rural pode visualizar cotações de produtos ou até mesmo serviços e tendências do meio agrícola. Informações meteorológicas estão disponíveis 24 horas e em tempo real, dando agilidade para alertas de chuvas fortes ou geadas, informa Storino. “É um dinamismo que leva à prevenção e ajuda na tomada de decisão.”
Importante meio de comunicação, a internet liga produtor, fornecedor e consumidor. Ferramentas como e-mail, MSN e Skipe possibilitam não só a comunicação, mas também o gerenciamento de dados agrícolas. Fóruns de discussão transformam o agricultor, antes passivo, em um usuário ativo e difusor de informação.
O produtor passa a ser responsável por sua própria publicidade. A internet permite exposição por meio dos mais diversos canais de comunicação e redes sociais sem qualquer custo. 
Toda essa tecnologia já está disponível no Brasil, mas ainda é pouco difundida. O uso é intenso em países como Estados Unidos, Japão, Coréia do Sul, Israel e vários membros da União Européia.
Por reconhecer as vantagens do uso da internet, o IAC promove ações de interesse científico e tecnológico com o objetivo de apresentar ao produtor as inúmeras possibilidades que a rede é capaz de oferecer. Nesse sentido, o curso “Internet na propriedade agrícola” inclui em sua programação ferramentas e serviços simples que já podem ser acessados gratuitamente.
O curso será realizado no CEA/IAC – Rod. Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, km 65 – Jundiaí – SP. Mais informações, inclusive sobre inscrições, podem ser obtidas pelo telefone (11) 4582-8155 ou pelo e-mail ppontes@iac.sp.gov.br ou ainda no site www.iac.sp.gov.br. A programação completa do curso está disponível em http://www.apta.sp.gov.br/cursos_eventos1.php?id=1240
Assessoria de Imprensa do IAC
Carla Gomes
Raquel Hatamoto (estagiária)
(19) 2137-0613/0616
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
(11) 5067-0424
Acompanhe a Secretaria:
www.agriculturasp.blogspot.com
www.twitter.com/agriculturasp
www.flickr.com/agriculturasp
www.youtube.com.br/agriculturasp
www.facebook.com
www.delicious.com/agriculturasp
 

Notícias por Ano