bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Programa de sanidade em agricultura familiar chega à qualidade da água

Uma avaliação de desempenho dos primeiros doze meses do Programa de Sanidade em Agricultura Familiar (PROSAF) será apresentada em evento no dia 12 de maio, às 10 horas, em Monte Alegre do Sul (SP). O PROSAF é desenvolvido pelo Instituto Biológico (IB-APTA) em parceria com o Polo Leste Paulista/APTA e a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), órgãos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.
O PROSAF atende um importante segmento na produção de alimentos, que são os agricultores familiares. “A agricultura familiar é da maior importância na economia do Estado de São Paulo, pois em 70% dos municípios predominam as pequenas unidades de produção agropecuárias e em sua maior parte explorada pela mão-de-obra familiar”, diz o pesquisador Miguel Francisco de Souza Filho, que é o coordenador do programa.
Neste primeiro ano de PROSAF, foram realizados diagnósticos dos principais problemas sanitários tanto na área animal quanto na vegetal. Miguel cita como exemplo a cultura do chuchu, que contribui significativamente na economia da região do município de Amparo. “Realizamos um diagnóstico dos problemas sanitários (pragas e doenças) e, depois de analisar essas informações, realizamos um evento junto aos produtores dessa cadeia produtiva no intuito de capacitar e informar os produtores com relação ao manejo de pragas e doenças que ocorrem nessa cultura.”
Essas informações são importantes, ainda, para prospecção de pesquisas prioritárias para desenvolver ainda mais a cultura do chuchu, explica o pesquisador do IB. “O PROSAF também permitiu uma maior integração da pesquisa com a assistência técnica e extensão e com o setor produtivo, sem sombra de dúvidas.”
Próximos passos
Iniciado no Polo Leste Paulista (com sede em Monte Alegre do Sul), o PROSAF será expandido para as regiões de Mogi das Cruzes e Suzano. Nesta nova fase, será implantado um programa de diagnóstico, manejo e monitoramento da qualidade da água em propriedades de cultura de hortaliças, flores e frutas.
Segundo Miguel, a expansão do PROSAF vai abranger o treinamento dos técnicos da assistência técnica e da extensão na reciclagem das tecnologias em sanidade animal e vegetal (manejo de pragas e doenças das culturas; manejo das doenças dos animais, diagnósticos ambientais). Já a expansão para outras regiões visa atender outras demandas dos produtores. Um exemplo é o monitoramento da qualidade da água (diagnóstico e manejo), já em andamento nos municípios de Mogi das Cruzes e Suzano. Neste caso, o programa atende à necessidade dos agricultores quanto ao manejo da água para fins de licenciamento ambiental e certificação de lavouras de agricultura convencional e orgânica.
Em Mogi das Cruzes, por exemplo, cerca de 20 agricultores já foram atendidos pelo IB na realização de diagnóstico da qualidade da água, dentro de um projeto de políticas públicas (Agroagua). Os agricultores aderiram ao PROSAF passam agora à fase de manejo das águas, dando continuidade ao trabalho de sanidade ambiental na agricultura familiar na região do Alto Tietê.
Também este ano, no Pólo Leste Paulista, será realizado um programa de diagnóstico da qualidade da água, a fim de realizar um mapeamento dos possíveis problemas e propor técnicas de manejo, trazendo para esse setor agrícola a possibilidade de uso sustentado de recursos naturais. Essas ações somam-se a outros esforços do IB junto a produtores rurais, no sentido de promover a sanidade e a sustentabilidade da agricultura familiar paulista.
O evento será realizado na sede do Polo Leste Paulista - Estrada Vicinal Nelson Taufic Nacif, km 3 – Monte Alegre do Sul – SP. Os telefones são (19) 3899-1286 / 3899-1022 / 3899-1311.
Outras informações sobre o PROSAF podem ser obtidas no Laboratório de Entomologia Econômica do IB, em Campinas, pelo e-mail miguelf@biologico.sp.gov.br ou pelo telefone (19) 3252-8342.
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
Maitê Laranjeira/Eliane Cristina da Silva
(11) 5067-0424
Acompanhe a Secretaria de Agricultura:
www.apta.sp.gov.br
www.agricultura.sp.gov.br
www.twitter.com/agriculturasp
www.agriculturasp.blogspot.com
www.youtube.com.br/agriculturasp

 

Notícias por Ano