Capim Piatã é foco de painéis do IZ na Zootec 2014

O Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, participou no 24º Congresso Brasileiro de Zootecnia (Zootec 2014), com a apresentação de dois trabalhos científicos, pelo pesquisador Valdinei Tadeu Paulino. O evento ocorreu em maio no Centro de Convenções de Vitória, em Vitória (ES).
De acordo com Paulino, na seção de Forragicultura foram publicados 520 trabalhos, dentre eles, o IZ apresentou dois trabalhos científicos, que deram origem à dissertação de mestrado do aluno Alexandre Antonio Pasqualini, do programa de Pós-Graduação em Produção Animal Sustentável do Instituto de Zootecnia.
O pôster teve o tema “Acúmulo de biomassa seca, perfilhamento e nitrogênio foliar em capim Piatã sob doses de composto de cama de aviário”, e autoria dos pesquisadores de Valdinei Tadeu Paulino, Keila Maria Roncato Duarte, Márcia Ata uri Cardelli de Lucena, e de Alexandre Antonio Pasqualini.
O aproveitamento de resíduos orgânicos produzidos na propriedade rural para produção de alimento apresenta limitações no manejo e estabelecimento da melhor dosagem a ser empregada, segundo estudos dos pesquisadores. A compostagem é uma tecnologia que minimiza os problemas de aplicação, perdas de nutrientes e reduz o mau cheiro. O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito da utilização de composto de cama de aves sobre os rendimentos de biomassa seca, número de perfilhos e conteúdos de nitrogênio de capim Piatã (Urochloa (sin. Brachiariabrizantha).
A utilização de composto de cama aviária aumenta de forma quadrática o acumulo de biomassa seca da parte aérea e das raízes, número de perfilhos e nitrogênio da parte aérea do capim Piatã. O potencial fertilizante de composto de cama de aves deve ser adequadamente monitorado, de modo a prevenir o uso de doses elevadas e evitar impactos negativos e riscos ambientais, por desequilíbrios químicos e físicos no solo.
Outro trabalho apresentado foi sobre “Métodos comparativos de quantificação dos teores de clorofila foliar em capim Piatã adubado com composto de dejetos de suínos”, de autoria de Valdinei Tadeu Paulino, Keila Maria Roncato Duarte, Márcia Atauri Cardelli de Lucena, Alexandre Antonio Pasqualini e Cássio Hamilton de Abreu Júnior.
O objetivo do trabalho, segundo os pesquisadores, foi avaliar o efeito da utilização de composto de dejetos de suínos (CDS) sobre os conteúdos de nitrogênio, clorofila foliares em capim Piatã (Urochloa (sin. Brachiariabrizantha) e comparar dois métodos de avaliação de clorofila Dualex 4.0 Scientific e o método de análise espectrofotométrica segundo Lichtenthaller & Wellburn (1983).
De acordo com o resultado, concluiu-se que a aplicação de composto de dejetos de suínos aumenta de forma quadrática os conteúdos de nitrogênio e de clorofila foliar na parte aérea de capim Piatã. O método do Dualex é rápido e mais fácil que o método espectrofotométrico para avaliação da clorofila e da nutrição nitrogenada. As leituras de clorofila obtidas pelo Dualex iguais ou superiores a 38,5 correspondem a um nível adequado de nutrição nitrogenada para essa forrageira e foram obtidas com doses de 40 t/ha de CDS.
Zootec
Simultaneamente, ocorreram o 4º Seminário Nacional de Ensino em Zootecnia, e Simpósios de Aquicultura, Bovinocultura de Corte, de Leite, Equideocultura, Forragicultura, Avicultura, Pequenos Ruminantes, Silvestres e Exóticos, Suinocultura e Simpósios de Pets.
O pesquisador participou dos Simpósios de Forragicultura e de Bovinocultura de Corte, que abordaram sobre os temas Pastejo e Utilização da Forragem em Sistemas Baseados em Pastagens; Eficiência na Conservação de Forragens; Manejo Intensivo de Pastagens; Potencialidades e Desafios de Sistemas Silvipastoris; Produção de Raças Zebuínas de Corte em Países em Desenvolvimento; Nutrigenômica em Bovinocultura de Corte; Obtenção de Carcaças Bovinas Superiores através do Manejo Nutricional; e Zootecnia de Precisão: utilizando Sensores na Fazenda para Maximizar a Eficiência Produtiva.
As palestras foram proferidas por profissionais da Austrália, Nova Zelândia e por pesquisadores da Embrapa, UEL, Nutron Alimentos, Cargill e Alltech. Participaram estudantes de graduação e pós-graduação de ciências agrárias, pecuaristas, pesquisadores, professores de diferentes estados brasileiros e do exterior.
Texto: Lisley Silvério (MTb 26.194)
Assessoria de Imprensa – IZ