O açúcar concorre parcialmente com os grãos pelo espaço da rede armazenadora paulista, embora o Estado seja um importador líquido de matérias-primas e sua produção de grãos seja pequena frente a outros estados. Das 1.432 unidades que constavam do último Cadastro Nacional de Unidades Armazenadoras da CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento), 200 delas são de propriedade de usinas e terminais açucareiros, o que demonstra sua especialidade.
Estudo recente dos pesquisadores Sebastião Nogueira Junior e Alfredo Tsunechiro, do Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA) vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento, aponta déficit de capacidade de armazenagem a granel nas maiores regiões produtoras de grãos do Estado. Porém, no total estadual, há relativo equilíbrio entre capacidade de armazenagem e produção. O trabalho foi publicado na edição de abril da revista Informações Econômicas.
Nas regiões (Escritórios de Desenvolvimento Rural) de Itapeva e Assis, maiores produtoras de grãos, existe um déficit de 83% da capacidade estática de armazenagem em Itapeva e de 23% em Assis. Em contraposição, em regiões não-produtoras de grãos, ou de pequena produção , há sobra de capacidade, como os casos de São Paulo, Catanduva, Tupã e Araraquara.
Diante disso, os pesquisadores do IEA concluem que as prioridades para novos investimentos na infraestrutura de armazenagem são as regiões de Itapeva, Assis, Itapetininga e Avaré, localizados no eixo sudoeste-médio Paranapanema. “Nestes locais, devem ser centrados esforços para a implantação de novas unidades para evitar problemas de logística, pois a demanda por proteína animal é bastante favorável e deverá resultar em necessidades cada vez maiores de insumos para ração, sobretudo milho e soja.”
Link: íntegra do artigo
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
(11|) 5067-0424
Acompanhe a Secretaria:
www.agriculturasp.blogspot.com
www.twitter.com/agriculturasp
www.flickr.com/agriculturasp
www.youtube.com.br/agriculturasp
www.facebook.com/agriculturasp
http://www.orkut.com.br/