Pesquisadores da APTA tomam posse no CONSEA-SP
Data da postagem: 20 Outubro 2008
Os pesquisadores Orlando Melo de Castro (atual coordenador da APTA) e Arlete Marchi Tavares de Melo, pelo Instituto Agronômico (IAC-APTA); Luis Fernando Ceribelli Madi e Márcia Paisano Soler, Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL-APTA); Maria Auxiliadora de Carvalho e Geni Satiko Sato, Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA); e Dayse Baggio Ribeiro e Sérgio Henrique Monteiro, Instituto Biológico (IB-APTA) tomaram posse, no dia 16 de outubro, como membros, respectivamente, titulares e suplentes do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CONSEA-SP).
Eles foram designados pelo secretário de Agricultura e Abastecimento João Sampaio, que preside o CONSEA-SP, para integrar o Conselho, juntamente com outros 23 representantes do poder público e 23 membros da sociedade civil. O mandato vai até 15 de outubro de 2010.
O CONSEA foi instituído em abril de 2003 para focalizar as discussões sobre segurança alimentar do campo à mesa do consumidor. Tem como objetivo garantir o direito ao alimento e à nutrição. O grupo de conselheiros reúne-se a cada dois meses para discutir as prioridades.
A Secretaria de Agricultura também é representada no Conselho por membros da assessoria técnica, Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP), Codeagro, CATI e CDA. Também reúne representantes das secretarias estaduais de Saúde, Emprego e Relações do Trabalho, Desenvolvimento Social, Educação, Economia e Planejamento, universidades (USP, Unicamp e UNESP), entre outros.
Já a sociedade civil tem como destaque os participantes das comissões regionais, formadas para auxiliar o trabalho do CONSEA em todo o Estado. Entre as lideranças do setor produtivo, encontram-se personalidades como os presidentes da Sociedade Rural Brasileira (SRB), Cesário Ramalho da Silva, e da Associação Brasileira de Agribusiness (ABAG), Carlo Lovatelli.
Comissão de estudos estratégicos
Os pesquisadores José Sidnei Gonçalves e Sueli Alves Moreira Souza, do IEA, foram indicados presidente e secretário-executivo da Comissão de Estudos Estratégicos da Agricultura, por resolução do secretário João Sampaio, de 16 de outubro. Também o pesquisador Eduardo Pires Castanho Filho (IEA) integra a Comissão.
Ao lado dos pesquisadores, foram designados membros da Comissão os seguintes técnicos: Luis Gustavo de Souza Ferreira; Enio Antonio Marques Pereira; Claudio Antonio Baptistella; Antonio Carlos de Sousa e Sinézio Jorge Filho.
A Comissão foi instituída pela Resolução nº 33, de 2 de julho deste ano. Tem a finalidade de analisar o desenvolvimento da agricultura paulista, brasileira e mundial com o objetivo de identificar o conteúdo e o sentido do movimento da transformação setorial com o fim de identificar as estratégias setoriais de médio e longo prazo, avaliar e formular as políticas públicas para sua concretização.
José Venâncio de Resende
Assessoria de Comunicação da APTA
(11) 5067-0424