bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

IZ lança o Sumário de Touros e Matrizes Nelore na Expogenética 2016

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), lançou o Sumário de Touros e Matrizes Nelore 2016, em 22 de agosto de 2016, durante a 9ª ExpoGenética, realizada em Uberaba, Minas Gerais, no Recinto da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ).
De acordo com a diretora-geral do IZ, Renata Helena Branco Arnandes, o lançamento do Sumário visa maior interação entre criadores, pesquisadores e representantes de todos os programas de melhoramento genético do País. “É muito importante para a cadeia produtiva disponibilizamos o resultado desse trabalho tão criterioso. O IZ é a base para muitos programas de melhoramento”, afirmou.
A pesquisadora do IZ, responsável pela seleção genética, Maria Eugênia Zerlotti Mercadante, também participou do debate "A seleção de zebuínos para corte deve almejar nichos de mercado ou os desafios da segurança alimentar mundial?", que ocorreu após o lançamento dos Sumários. Os representantes de cada programa de melhoramento genético tiveram 20 minutos para a apresentação detalhada de conceitos, parâmetros e índices. Participaram do debate André de Souza e Silva, do Programa de Melhoramento Genético para Bovinos de Corte da CRV Lagoa (PAINT),  Luís Gustavo Figueiredo, da Associação Nacional dos Criadores e Pesquisadores (ANCP), Maria Eugênia Mercadante, pesquisadora do IZ, Antônio Ferreira Rosa e Urbano Abreu, do Geneplus.
Os animais são resultado do trabalho de seleção sistemático e criterioso para ganho em peso, realizado desde 1976, e reconhecidos em todo o Brasil como “Linhagem IZ: uma linhagem de peso”. “Esperamos auxiliar os criadores no processo de seleção e uso racional de material genético melhorador e na escolha de acasalamentos para maximizar o ganho genético”, conclui Maria Eugênia.
O debate reuniu os principais programas de melhoramento genético do Brasil e permitiu ao público discutir os rumos da seleção zebuína, para aperfeiçoamento da produção e reprodução de animais no País, um dos maiores exportadores do mundo.
Por Lisley Silvério
Assessoria de Imprensa – IZ

Notícias por Ano