IAC quer unir esforços para alavancar a fruticultura paulista

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, se reuniu na manhã desta quinta-feira, 15 de setembro, com a direção do Instituto Agronômico (IAC-APTA) para discutir o fomento à fruticultura paulista. O objetivo é utilizar os mecanismos do Governo do Estado para auxiliar o fruticultor a agregar mais valor à produção e aumentar sua produtividade.
De acordo com o diretor-geral do instituto, Sérgio Augusto Morais Carbonell, o primeiro passo é identificar todos os atores envolvidos dentro da atividade de fruticultura, tanto da parte privada quanto dos técnicos da Secretaria. “Queremos saber quem é quem. Quem trabalha com fruticultura, com qual espécie e em que localização está”, explicou.
Este trabalho envolverá também pesquisadores e extensionistas que atuam em outras instituições, como a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), esclareceu Patrícia Cia, diretora-substituta do IAC. Ela complementou ainda que o início dessa união em favor da fruticultura se dará em Jundiaí, envolvendo nove municípios, com a identificação regional da uva Niágara Rosada, típica da região.
Patrícia explicou também que, para isso, o Agronômico estabelece um padrão de qualidade e a uva do produtor que atingir esse patamar receberá o selo de identidade. É uma forma de valorizar a produção e agregar valor ao cultivo de uva na região jundiaiense. A iniciativa conta também com a participação da Câmara Setorial de Uva e Vinho da Secretaria.
A intenção de alavancar a fruticultura paulista contará também com as instalações físicas do instituto, que está finalizando até o fim do ano a reforma das construções da Fazenda Santa Elisa, em Campinas, danificadas por forte temporal que atingiu a região em junho deste ano.
Arnaldo Jardim considerou de extrema importância a iniciativa de fomentar a fruticultura, lembrando que ações de apoio ao homem do campo são algumas das principais diretrizes do governador Geraldo Alckmin para a Secretaria de Agricultura. “A fruticultura é importante fonte de renda para muitos pequenos produtores e agricultores familiares. O IAC presta um auxílio de extrema importância ao olhar com atenção para este cultivo”, destacou.
Por: Hélio Filho