Dia de Campo, em Pindamonhangaba, trata de reforma e recuperação de pastagem

Dia de Campo sobre Reforma e Recuperação de Pastagem com Diferentes Sistemas de Preparo de Solo acontece nesta sexta-feira, dia 13, na sede do Polo Vale do Paraíba/APTA Regional em Pindamonhangaba (SP) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA). O evento faz parte das comemorações do Dia Nacional da Conservação do Solo, celebrado em 15 de abril.
São esperadas cerca de 200 pessoas, entre produtores, técnicos e pesquisadores. A secretária Mônika Bergamaschi estará presente.
O evento, em sua edição, é organizado em conjunto pelo Polo Regional da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) e pelas Coordenadorias de Defesa Agropecuária (CDA) e de Assistência Técnica Integral (CATI), órgãos da SAA, além da Prefeitura de Pindamonhangaba.
A pesquisadora Sandra Maria Pereira da Silva, diretora do Polo Regional Vale do Paraíba, explica que serão apresentados os resultados de um trabalho iniciado em maio do ano passado no local. A técnica de plantio direto de pastagem em regiões montanhosas atende à necessidade de aproveitamento das áreas declivosas para o desenvolvimento da atividade leiteira no Vale do Paraíba, sem que se corra o risco de provocar erosão e assoreamento de mananciais e nascentes.
O processo dispensa o revolvimento do solo e a utilização de equipamentos específicos, como as semeadeiras de forragens para plantio direto na palha. O único equipamento que o produtor necessita é um pulverizador costal para aplicação de herbicida, mas o restante do processo pode ser realizado manualmente, o que torna a tecnologia acessível aos produtores de todos os portes. Já as operações mecanizadas como aplicação de calcário, adubação e semeadura a lanço podem ser utilizadas desde que a declividade do terreno permita.
Sandra explica ainda que essa “história” começou com a autuação de um produtor por parte da CDA, por ele ter infringido a lei de uso do solo. O técnico da Cati que o atendeu - o engenheiro agrônomo da Casa da Agricultura de Tremembé, Ricardo Manfredini -, propôs, para reverter a situação, que se fizesse uma reforma de pastagem com plantio direto sobre a palhada.
“O resultado foi a transformação de uma área de pastagem degradada em uma área com excelente manejo, gerando assim uma demanda de pesquisa dos órgãos envolvidos, com experimento instalado no Polo”, diz o diretor do Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) de Pindamonhangaba, Marialdo Correa de Araujo.
Essa intensificação do trabalho conjunto envolve os vários profissionais dos órgãos da Secretaria, da prefeitura local e parceiros em prol de um mesmo objetivo, que é transmitir aos produtores as melhores maneiras de cuidar do negócio sem afetar negativamente o meio ambiente. Começou, também, um “intercâmbio” com outros Estados, para troca de experiências sobre o tema. Os resultados obtidos até o momento serão apresentados no Dia de Campo, mas o projeto continua.
SERVIÇO:
Data: 13 de abril de 2012
Local: Estábulo 8 - Setor de Zootecnia do Polo Apta Regional Vale do Paraíba - acessos pela avenida Doutor Manoel César Ribeiro, 320, Santa Cecília - antigo Haras Paulista ou pela rodovia Presidente Dutra, km 96 - Pindamonhangaba
PROGRAMAÇÃO:
8h45 - Apresentação geral do trabalho desenvolvido sobre recuperação e reforma de pastagens e a importância da conservação de solo
9h30 - Visita ao campo para observação das estações
Estação 1 - Comparação do sistema de plantio convencional x recuperação de pastagens
Estação 2 - Reforma com sistema de plantio direto a lanço de brachiaria xaraés com diferentes densidades de semeadura sobre palhada, sem preparo do solo
Estação 3 - Reforma com sistema plantio direto a lanço de mombaça com diferentes densidades de semeadura sobre palhada, sem preparo do solo
Estação 4 - Viabilidade econômica dos diferentes sistemas de reforma e recuperação de pastagens adotados
11h30 - Encerramento e confraternização
(Com informações da Assessoria de Imprensa Regional da Cati em Pindamonhangaba e da CDA)