bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

IZ participa de simpósio sobre “Uso sustentável da água nos sistemas de produção pecuária”

A preocupação da sociedade com os impactos da produção animal na qualidade e quantidade dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos será discutida no 2º Simpósio em Produção Animal e Recursos Hídricos (SPARH) “Uso sustentável da água nos sistemas de produção pecuária”, que vai acontecer nos dias 23 e 24 de março em São Carlos (SP). O diretor do Instituto de Zootecnia (IZ-APTA)/Secretaria de Agricultura e Abastecimento, João Demarchi, e o professor José Paterniani (Feagri/UNICAMP) vão debater, no dia 23 às 9 horas, o painel “Tratamento de efluentes das produções animais” cujo palestrante é o professor Jorge de Lucas Júnior (FCAV/UNESP).
O evento, coordenado pela Embrapa Pecuária Sudeste, discutirá temas atuais relacionados às boas práticas hídricas nas cadeias de produção pecuárias, despertando a atenção de especialistas para o problema.
O IZ vem trabalhando nos últimos anos com a emissão de metano entérico. É pioneiro no Brasil no desenvolvimento de trabalhos de pesquisa com bovinos de corte da raça Nelore em pastagem de capim braquiária, validando, assim, algumas referências internacionais. Também ampliou as ações para o balanço de Gases de Efeito Estufa (GEE) em sistemas de produção de carne, gerando informações sobre emissão de metano e óxido nitroso em pastagens e a possível compensação com o seqüestro a acúmulo de carbono nos solos.
Segundo o pesquisador João Demarchi, foi estabelecido, recentemente, contato com a Embrapa Pecuária Sudeste (Rede PECUS) para intensificar a abordagem do tema com os alunos de mestrado do IZ (Pós-Graduação em Produção Animal Sustentável), a fim de ampliar essa avaliação dos sistemas de produção com relação aos GEE. “Procuramos também subsidiar ainda mais os alunos na discussão do tema - Água e Manejo de Resíduos - com a participação do pesquisador Julio Cesar Pascale Palhares que está na coordenação do 2º Simpósio.”
Simpósio - O SPARH tem como objetivo oferecer atualização, vivência de experiências e novos conhecimentos a pesquisadores e profissionais oriundos de diversas regiões do Brasil. Os principais pontos do evento são: internalizar o tema água, em suas diversas dimensões, nas cadeias produtivas pecuárias; subsidiar a comunidade científica com ideias e propostas de pesquisa relacionadas ao tema; fomentar políticas, programas e manejos relacionados às boas práticas hídricas; estabelecer indicadores de eficiência hídrica para avaliação do desempenho das diversas cadeias produtivas; e estabelecer os desafios hídricos presentes e futuros.
De acordo com os organizadores do evento, o Brasil já ocupa as posições de maior produtor e exportador de carne bovina e suína e tem apresentado índices produtivos crescentes nas produções de leite, ovos e cultivos de água doce. Essas realidades tem potencial impacto sobre o uso e a qualidade dos recursos hídricos.
Julio Palhares salienta que as pesquisas focadas em recursos hídricos na produção animal representam um tema novo na comunidade científica brasileira e mundial. “A água não é entendida como um recurso natural finito, principalmente no Brasil, que tem a cultura de abundância hídrica”.
A pesquisa, prossegue Palhares, “pode auxiliar nessa mudança, gerando informações que demonstrem a necessidade de produzirmos de forma hidricamente correta, ao considerar as três dimensões da água em um sistema de produção: recurso natural, insumo e alimento.” Ele também diz que é preciso capacitar, educar e transferir conhecimentos para toda a cadeia produtiva. “Disponibilizar as ferramentas possíveis para o manejo do mais relevante recurso natural no sistema produtivo pecuário: a água.” Mais informações sobre o 2º Simpósio no site http://www.cppse.embrapa.br/II-SPARH
Assessoria de Comunicação Institucional e Imprensa do IZ
Lisley Silvério (jornalista)
Tatiana Kawakami (publicitária)
Amanda Denadai (estagiária de publicidade)
(19) 3466.9434 e e-mail: lisley@iz.sp.gov.br
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
Eliane Christina da Silva (estagiária de relações públicas)
(11) 5067-0424
 

Notícias por Ano