IAC participa do 1º Festival da Cultura Cafeeira de Campinas

O Instituto Agronômico (IAC-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, participará do 1º Festival da Cultura Cafeeira de Campinas, nos dias 22 e 23 de julho de 2017, das 10h às 17h, no Museu do Café, localizado no Lago do Café, em Campinas. Com o objetivo de mostrar a trajetória da história do café na cidade, o evento oferecerá uma programação extensa, incluindo atrações educativas para adultos e crianças com plantio de pés de café em frente ao Museu, danças folclóricas, apresentações musicais, exibição de documentários históricos, além de comidas à base de café, artesanato regional e brinquedoteca.
Referência em pesquisa cafeeira no Brasil e no mundo, o IAC participará do evento com exposição das cultivares de café desenvolvidas pelo Instituto mais recentemente e que já ocupam os cafezais em algumas regiões produtoras. O público poderá conhecer e plantar mudas de café da Cultivar IAC Obatã 4739, um recente lançamento do Programa Café IAC, que vem sendo adotada gradativamente pelos cafeicultores, e da cultivar IAC Catuaí SH3, uma cultivar resistente, até o momento, a todas as ferrugens prevalecentes no país “As duas cultivares oferecem benefícios almejados pelos produtores”, afirma o pesquisador e diretor do Centro de Café “Alcides Carvalho” do IAC, Júlio Cesar Mistro.
Além de boa qualidade de bebida, a IAC Obatã 4739 possui porte baixo, vigor, boa ramificação secundária, brotos novos de cor verde, frutos grandes de cor amarela, maturação média à tardia. Tem também moderada resistência à ferrugem, característica que proporciona economia para o produtor, por reduzir a necessidade de controle químico, o que também contribui com a redução da poluição ambiental e de riscos para a saúde dos agricultores.
Segundo Mistro, a cultivar IAC Catuaí SH3 é resistente, até o momento, a todas as ferrugens prevalecentes no país. “Quando cultivada de acordo com recomendações técnicas, permite alcançar uma boa produtividade, possuindo uma boa qualidade de bebida e menor exigência hídrica”, explica. A cultivar apresenta porte baixo, ótimo vigor, frutos vermelhos escuros e maturação média a tardia.
As pesquisas do Instituto na área de café têm o intuito de desenvolver cultivares resistentes às pragas, ferrugens e nematoides, aliadas a excelência na qualidade de grãos e bebidas. “Assim o IAC colabora para este importante setor do agro brasileiro, como recomenda o governador Geraldo Alckmin”, diz o secretário de Agricultura, Arnaldo Jardim.
O 1º Festival da Cultura Cafeeira de Campinas é uma realização da Secretaria de Cultura de Campinas para comemorar os 243 anos da cidade. O evento tem entrada e estacionamento gratuitos.
1º Festival da Cultura Cafeeira de Campinas

Data: 22 e 23 de julho de 2017
Horário: 10h às 17h.
Local: Museu do Café, localizado no Lago do Café, avenida Dr. Heitor Penteado, 2145 - Parque Taquaral, Campinas.
Por Ana Cláudia Chagas (estagiária) e Carla Gomes (MTb 28156)
Assessoria de Imprensa – IAC