Pesquisadores do Instituto de Zootecnia e professora da FCAV/Unesp foram premiados no Congresso APA

Os pesquisadores científicos do Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Carla Cachoni Pizzolante e José Evandro de Moraes, em parceria com a professora Lizandra Amoroso, da FCAV/Unesp, campus de Jaboticabal, receberam prêmio de pesquisa no XVI Congresso de Produção e Comercialização de Ovos, ocorrido em março, no Centro de Convenções de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto (SP).

A premiação foi na categoria "Pesquisa Científica" e o trabalho intitulado "Morfologia do útero de poedeiras comerciais alojadas em diferentes densidades". Os resultados do estudo fazem parte de projeto financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), sob a coordenação da pesquisadora Carla Cachoni Pizzolante, e vinculado também à tese de doutorado do pesquisador José Evandro de Moraes.

O trabalho premiado possibilitou a avaliação do perfil das camadas de células e tecidos uterinos e suas consequências do manejo das aves de diferentes linhagens de poedeiras comerciais que foram submetidas a cinco densidades de alojamento (321,43; 375,00; 450,00; 562,50 e 750,00 cm²/ave).

Segundo a professora Lizandra Amoroso, com a realização da pesquisa conclui-se que galinhas criadas na densidade de 750 cm²/ave apresentam revestimento mucoso mais alto com revestimento ciliado bem desenvolvido, favorecendo a formação do ovo e seu deslocamento durante a ovipostura em relação às outras densidades.

"A premiação foi uma agradável surpresa que demonstra que a união da descrição morfológica com novos conceitos de bem-estar e ambiência na criação de poedeiras trazem resultados pertinentes para o meio acadêmico e para o campo”, destaca Lizandra.

Evandro comenta que esta parceria estabelecida com o grupo de pesquisa da professora Lizandra possibilitou avanços e um salto de qualidade nas avaliações que envolvem as questões de bem-estar animal. “Muitos estudos ainda são subjetivos e no caso desse trabalho premiado, conseguimos mitigar com precisão aspectos consequentes do manejo estabelecido no sistema convencional de produção de ovos”, disse.

O trabalho contou com a autoria dos pesquisadores do IZ, José Evandro de Moraes, Carla Cachoni Pizzolante, e professoras Lizandra Amoroso e Silvana Martinez Baraldi Artoni do departamento de Morfologia e Fisiologia Animal da FCAV/Unesp Jaboticabal e dos alunos Fabiana de Moraes Milani e Ricardo José Sacramento de Oliveira.

“Agradecemos o apoio institucional da diretora do IZ, Renata Helena Branco Arnandes e do diretor do Centro de Pesquisa em Zootecnia Diversificada, Ricardo Costa, no qual integra o setor de avicultura”, afirmou Carla.

A pesquisadora também agradeceu à Fapesp pelo financiamento da pesquisa, à Associação Paulista de Avicultura (APA) e à Fundação Apinco de Ciência e Tecnologia Avícolas (FACTA) pelo reconhecimento e visão sobre as reais necessidades de pesquisa avícola para atender o setor produtivo.

Lisley Silvério (MTb. 26.194)

Assessora de Imprensa

Instituto de Zootecnia