Alunos e docentes do IZ participam de workshop para capacitação em artigos científicos

Durante cinco dias, 24 participantes, alunos de mestrado e docentes do Curso de Pós-Graduação em Produção Animal Sustentável (PG-IZ), do Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, frequentaram o “Workshop Intensivo Publicase”, que capacita os profissionais da área científica na elaboração e desenvolvimento de artigos.
O Workshop, ministrado pela consultora e editora científica, Cynthia Schuck, busca discutir todas as etapas da produção do artigo científico. São apresentadas técnicas específicas e exemplos que facilitam o processo de construção do artigo, que são revistos e lembrados ao longo do treinamento. “O método orienta como a informação científica deve ser comunicada, de forma prática e concreta – produzindo o artigo em uma semana”, destacou.
Segundo Cynthia, o curso visa aumentar a visibilidade e o impacto da ciência brasileira nas áreas de biologia, medicina e agrárias. O workshop é estratégico para extrair o que há de mais original e relevante na pesquisa. “Todos os serviços da Publicase são voltados para cumprir essa missão”, disse.
“O maior entrave para publicação de artigos brasileiros, em revistas de política seletiva internacional, está na carência da principal informação que identifica a originalidade ou novidade da pesquisa desenvolvida. Indiscutivelmente, é necessário apontar a contribuição do estudo realizado, para o avanço da pesquisa em determinada área”, explicou Cynthia.
A consultora conclui que o curso colabora, até mesmo, para o bom planejamento de futuros projetos de pesquisa. “Favorece a condução dos experimentos, além de ajudar a concatenar as ideias, dando ênfase em aspectos mais importantes.”
Os grupos escrevem cada uma das seções do artigo. Durante todo o processo, os textos produzidos são revisados e editados. Os participantes recebem assessoria personalizada e, ao final dos cinco dias, estão com a primeira versão de seus artigos pronta, no idioma de sua preferência – inglês ou português.
A aluna Camila de Miranda e Silva Chaves, médica veterinária e mestranda do IZ, destacou a relevância do conhecimento adquirido no curso. “Aprendemos estratégias cruciais, que apontam para o principal objetivo – a publicação em revistas de alto impacto científico, principalmente as internacionais.”
“Abriu o horizonte”, disse a aluna Carolina Marçal Gomes David, médica veterinária e mestre pelo IZ. “A pesquisa, muitas vezes preciosa e eficiente, deixa de ser publicada, devido a forma e método utilizados, que não atendem as metodologias internacionais exigidas pelas revistas no momento”, detalha.
A pesquisadora Carla Cachoni Pizzolante, docente da PG-IZ, salientou a oportunidade impar, para os docentes e, principalmente, para os alunos de mestrado que estão iniciando a carreira de pesquisador. “O workshop é novidade, difere da metodologia tradicional, revendo conceitos adquiridos, anteriormente.”
“Os alunos terão mais facilidade de escrever e publicar seus artigos, após esse treinamento, pois estão adquirindo, de forma bem didática, uma visão mais crítica no desenvolvimento de cada etapa do texto”, enfatizou Pizzolante.
A aluna Ana Paula de Oliveira Saccomani, também, enfatizou que o aprendizado, de todos os passos, na construção do artigo, contribui exorbitantemente no impacto final dos resultados que realmente merecem destaque no artigo científico. “Foi possível reconhecer que o resultado deve apontar um grande diferencial no meio científico, com uma autêntica contribuição”.
A realização do workshop, para os docentes e alunos da Pós graduação do IZ, faz parte do planejamento estratégico da atual gestão do IZ.
Sobre - A consultora Cynthia Schuck é graduada em biologia pela USP, com doutorado na Universidade de Oxford, na Inglaterra, em Biologia Evolutiva e a Psicologia Experimental, tendo posteriormente concluído dois pós-doutorados e se especializado na análise de dados nas áreas das ciências biológicas e biomédicas. Cynthia também atuou como consultora científica para empresas nos Estados Unidos e Inglaterra e lecionou estatística, análise de dados e delineamento experimental por mais de cinco anos para estudantes de graduação e pós-graduação no Brasil (USP) e no exterior (Oxford). Nos últimos 12 anos, Cynthia também atuou diretamente como revisora científica de diversas revistas internacionais de impacto. Além disso, atuou como revisora e editora científica independente, para empresas na Austrália, Reino Unido, Estados Unidos e Índia, tendo editado e revisado centenas de manuscritos.