bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Pesquisadores realizam a 2ª Reunião Nacional da Cadeia Produtiva do Urucum, em Campinas

O Instituto Agronômico (IAC) e o Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), vinculados à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) realizam, no dia 2 de dezembro em Campinas (SP), a 2ª Reunião Nacional da Cadeia Produtiva de Urucum. O objetivo do evento é disponibilizar tecnologias e informações a produtores, representantes das indústrias e pesquisadores, que assim terão a oportunidade de discutir a situação atual e as perspectivas do urucum no país.
O urucum, embora pouco destacado no cenário agrícola, é usado em alimentos, como laticínios, doces, massas, salsicha, sorvetes, bebidas e desidratados. Desde a década de 1980, o urucum é o pigmento natural mais utilizado pelas indústrias de alimentos. O seu uso tem se expandido também nas indústrias de cosméticos, cerâmicas, tintas, têxtil e farmacêutica.
Durante a reunião, os participantes terão acesso a informações sobre manejo da cultura, controle de doenças e pragas, as tecnologias de produção do corante e sua regulamentação para o uso em alimentos no país. Também serão apresentados trabalhos científicos desenvolvidos por diferentes universidades e institutos de pesquisas.
Urucum: situação atual
Mesmo com o sucesso alcançado pela iguaria na indústria de alimentos, uma série de problemas persiste na cadeia produtiva da cultura, de acordo com o pesquisador do ITAL e um dos responsáveis pelo evento, Paulo Roberto Nogueira Carvalho. Isto faz com que o potencial do urucum não seja alcançado em sua plenitude. “Os problemas acontecem, principalmente, por conta da instabilidade característica desses pigmentos, que acabam afetando os processos de pós-colheita como o armazenamento, transporte e comercialização das sementes.”
O pesquisador explica que a característica sazonal do urucum também implica em produções concentradas em certas épocas do ano. O armazenamento das sementes para a comercialização durante todo o ano é limitado pela degradação sofrida pelo pigmento. Além disso, Carvalho destaca que a competição por esse  mercado tem feito com que as indústrias de corantes busquem melhorias nos seus processos e na qualidade de seus produtos.
Serviço
2ª Reunião Nacional da Cadeia Produtiva de Urucum
Data: 02 de dezembro de 2010, a partir das 8h.
Local: Anfiteatro Otávio Tisselli  - IAC
Av. Barão de Itapura, 1.481 – Campinas – SP
Informações: www.ital.sp.gov.br
Tel: (19) 3743-1757
Assessoria de Imprensa do ITAL
Cleide Elizeu
(19) 3743-1757
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
(11) 5067-0424

Notícias por Ano