APTA Regional tem novo diretor-geral

As Unidades regionais da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) têm novo diretor-geral. O engenheiro agrônomo, Silvio Tavares tomou posse em 19 de março de 2015. No dia 15 de abril, ele se reuniu com os diretores dos 14 Polos Regionais e 17 Unidades de Pesquisa e Desenvolvimento da APTA, pertencentes à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Tavares trabalha na APTA há 10 anos, atuando em pesquisas com cana-de-açúcar, soja, tomate, batata e citros. Também exerceu cargo de chefe de seção técnica da unidade de pesquisa e desenvolvimento de Tietê e de diretor técnico de divisão no Polo Regional de Tecnologia dos Agronegócios do Extremo Oeste, Andradina, interior paulista.

Segundo Tavares, os principais desafios para a APTA Regional serão a integração regional para a sustentabilidade das cadeias produtivas locais, por meio de ações coordenadas entre os pesquisadores das unidades e agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), através da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), prefeituras municipais, associações e cooperativas. “Todas essas ações deverão estar em sintonia com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e suas coordenadorias, objetivando o desenvolvimento regional sustentável, com foco social, econômico e ambiental”, afirma.

O novo diretor-geral da APTA Regional é formado em Engenharia Agronômica, possui mestrado em Ciências, com foco em Fisiologia e Bioquímicas de plantas, e doutorado em Agronomia (Fitotecnia), pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiróz” (Esalq/USP).