bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

IZ realizará XII Simpósio Brasileiro de Melhoramento Animal

Abordagens tecnológicas sobre melhoramento animal focadas em "Fenômica e Outras Ômicas na Produção Animal" serão debatidas no "XII Simpósio Brasileiro de Melhoramento Animal", entre 12 e 13 de junho, em Ribeirão Preto, interior paulista. O evento, organizado pelo Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, acontecerá no Centro de Convenções da Cana-de-açúcar do Instituto Agronômico (IAC). É a primeira vez que o IZ organiza o Simpósio Brasileiro de Melhoramento Animal (SBMA). A Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) são parcerias do Simpósio. As inscrições com desconto podem ser feitas até 9 de junho de 2017.
De acordo com a coordenadora do Simpósio e pesquisadora do IZ, Lenira El Faro, o evento visa proporcionar a interatividade para sanar dúvidas e iniciar interações científicas e comerciais entre os pesquisadores, criadores, técnicos e empresas, em assuntos atuais na área de melhoramento animal.
Serão abordados temas como fenotipagem em bovinos, avanços na fenotipagem de suínos, qualidade do leite e balanço energético de vacas leiteiras, transcriptômica e epigenômica aplicada à produção animal, eficiência alimentar e mitigação das emissões de metano e biologia de sistemas.
Lenira explica que a inclusão de novas tecnologias que estão sendo utilizadas no mundo para a mensuração dos chamados novos fenótipos (ou novas características), ligados à eficiência alimentar, qualidade da carne e do leite, e emissão de metano devem manter a produção animal brasileira em um patamar de igualdade com os demais países. “Com novas tecnologias, fornecemos produtos que possuem qualidade e que são competitivos em relação aos aspectos ligados ao meio ambiente”, destaca.
“No campo da genômica, a adoção de técnicas de genotipagem, em larga escala, dos animais é realidade no mundo e deve baratear e acelerar o processo de identificação e seleção de animais superiores, o que sem dúvida, proporcionará ganhos muito maiores para os criadores”, detalha Lenira.
O IZ já vem executando projetos de melhoramento animal na prática e possui grande conhecimento de alguns dos assuntos ligados ao tema do evento, como no caso de fenótipos ligados à eficiência alimentar. No campo da genômica, o IZ está começando, mas já vem contribuindo com os produtores, fornecendo animais melhoradores para os seus rebanhos há décadas.
“Organizar este evento, abre a possibilidade de divulgar o trabalho institucional, além de expandir a experiência e as parcerias com outros grupos de pesquisa brasileiros e do exterior”, ressalta a pesquisadora do IZ.
Segundo Lenira, a expectativa de público é de cerca de 250 participantes do setor público e privado. Foram 196 resumos científicos submetidos para apresentação no Simpósio. “Agências de fomento como a Fapesp, CNPq e Capes prestigiarão o evento, além de 13 empresas privadas que são patrocinadores. Os inscritos são provenientes de 59 instituições públicas e privadas do Brasil, sendo três do exterior”, enfatiza.
“Transferir as tecnologias geradas nos institutos de pesquisa da Secretaria de Agricultura, mostra o empenho dos nossos pesquisadores em contribuir para a qualidade da carne, como enfatiza as diretrizes do governador Geraldo Alckmin na atuação por uma pecuária eficiente e sustentável”, comenta o secretário Arnaldo Jardim.
Mais informações e inscrições no site www.sbmaonline.org.br/sbma2017 ou pelo telefone (16) 99127-4562. O evento será Centro de Convenções Cana do Instituto Agronômico (IAC): Rodovia Antonio Duarte Nogueira,km 321, Anel Viário Contorno Sul - Ribeirão Preto – SP.
Serviço:
XII Simpósio Brasileiro de Melhoramento Animal

12 e 13 de junho, das 8h às 21h e das 8h às 17h
Centro de Convenções Cana do Instituto Agronômico (IAC): Rodovia Antonio Duarte Nogueira,km 321, Anel Viário Contorno Sul - Ribeirão Preto – SP
www.sbmaonline.org.br/sbma2017/programacao
Por Lisley Silvério (MTb. 26.194)
Assessora de Imprensa
Instituto de Zootecnia
Secretaria de Agricultura e Abastecimento SP
Fone: (19) 3476-9841
E-mail: lisley@iz.sp.gov.br
www.iz.sp.gov.br

Notícias por Ano