Câmara Setorial inicia campanha para reabrir mercado europeu para a carne bovina de São Paulo

Agora é oficial. O Estado de São Paulo inicia campanha para voltar a exportar carne bovina para a União Européia. O primeiro passo nesse sentido foi dado com a realização da reunião da Câmara Setorial da Carne Bovina, no dia 15 de fevereiro, na BM&F, em São Paulo. E os setores ligados à atividade marcaram presença, demonstrando união em busca desse objetivo. "Mais de duas dezenas de entidades de classe ligadas à carne bovina compareceram para apoiar a iniciativa de provar à União Européia que São Paulo tem excelentes indicadores de saúde animal, desempenho produtivo e qualidade de carne", informa Constantino Ajimasto Jr., presidente da Câmara Setorial e da Associação Brasileira do Novilho Precoce (ABNP). O Secretário Estadual de Agricultura, João de Almeida Sampaio Filho, também compareceu ao encontro, que discutiu ainda o projeto "São Paulo Sanidade Risco Zero" e o combate aos abates clandestinos. Da reunião saiu um documento sobre as próximas para avançar na questão sanitária e a decisão de que o Estado de São Paulo precisa ser agressivo para provar as medidas de controle sanitário em suas fronteiras. "Estamos há mais de uma década sem febre aftosa e tomamos medidas preventivas de grande impacto após os casos do Mato Grosso do Sul e do Paraná. Infelizmente, estamos sendo penalizados pela ocorrência da doença fora de nossas fronteiras", assinala Ajimasto Jr. O secretário João de Almeida Sampaio Filho ressaltou que o governo do Estado de São Paulo está atento à questão e está ao lado da cadeia produtiva da carne bovina para sanar eventuais problemas e apoiar a iniciativa das entidades de classe. "Lutaremos juntos pela reabertura do mercado europeu para a carne de São Paulo", afirmou Sampaio. A próxima reunião da Câmara Setorial da Carne Bovina, agendada para 11 de abril, na sede da FIESP, em São Paulo, SP, marcará mais um round nesse movimento pela abertura do mercado europeu para a carne paulista.