bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Vitrine de Tecnologia Sustentável fará parte do “Integrar para Crescer”

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), participou do lançamento da plataforma “Integrar para Crescer”, uma parceria do Canal TerraViva, do Grupo Bandeirantes de Comunicação, e Verum Eventos, para difusão tecnológica e organização de eventos agropecuários em todo Brasil. A união das empresas pretende ampliar a difusão de novas tecnologias e práticas eficazes na atividade rural pelos meios de comunicação, levando a toda cadeia produtiva da carne conhecimento científico e de mercado para o desenvolvimento do setor. O lançamento ocorreu em 24 de novembro de 2016, na Associação Nacional de Pecuária Intensiva (Nova Assocon), em São Paulo, Capital.
Uma das novidades é a integração da “Vitrine de Tecnologia Sustentável” – projeto do governo do Estado de São Paulo, realizado pela Secretaria de Agricultura, por intermédio do IZ, que propõe fomentar a pecuária sustentável. A Vitrine fica na área da Agrishow, em Ribeirão Preto, com objetivo de mostrar aos agropecuaristas como é possível produzir sem agredir o meio ambiente, aumentar a renda e agregar valor à produção. A unidade de referência tecnológica deve durar pelo menos 12 anos servirá de modelo de aplicação do ILPF (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta), recebendo técnicos, pesquisadores e acadêmicos interessados no assunto.  As empresas privadas podem firmar parcerias com a Secretaria para empreender inovações nessa área.
De acordo com a diretora-geral do IZ, Renata Helena Branco Arnandes, a Vitrine de Tecnologia mostra na prática os ganhos ambientais e econômicos do sistema ILPF, voltada para a cadeia produtiva sustentável de bovinos de corte. “O espaço de 44 hectares foi montado para mostrar ao produtor que é possível fazer uma pecuária de corte sustentável. Uma vitrine permanente, com áreas de floresta e pastagem, lavoura e confinamento. Trabalharemos, juntamente com parceiros, durante todo o ano para treinamentos, capacitação e difusão de tecnologia ao produtor rural”, detalhou.
Para Renata, o lançamento da plataforma “Integrar para crescer” veio em um momento muito importante para a pecuária brasileira. “A colaboração efetiva dos meios de comunicação especializados para difusão da tecnologia da cadeia produtiva da carne só vem agregar à força do homem do campo, difundindo novos conhecimentos científicos já testados pelos nossos pesquisadores e toda a expertise do mercado para levar à mesa do consumidor um produto de qualidade com sustentabilidade.”
Assim, como a Vitrine de Tecnologia, os principais eventos do setor agropecuário no Brasil – InterCorte, Beef Week, Dia do Produtor e Caminho do Boi com a curadoria da Beckhauser, além da Scot Consultoria –, passarão a fazer parte do setor de eventos do Canal Terraviva, unidade de negócios coordenada por Carla Tuccilio.
Carla ressalta a parceria do IZ, iniciada com a Intercorte, se fortalece ainda mais com a entrada da “Vitrine de Tecnologia Sustentável” ao projeto “Integrar para Crescer”. Para ela, a junção da Secretaria de Agricultura, IZ e APTA com o TerraViva Eventos “torna-se uma união formidável, pois conseguimos levar a mensagem técnico-científica ao produtor”. “A grande importância da comunicação é disseminar essas tecnologias com nossas ferramentas de mídia e os eventos.”
Arnaldo Jardim, secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, reforçou que essa parceira vem somar esforços para a difusão da ciência e tecnologia dos projetos desenvolvidos pelos institutos de pesquisa ligados à APTA. “Com a Vitrine de Tecnologia, estaremos atendendo o compromisso assumido pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, com a agropecuária brasileira, por uma produção sustentável e de qualidade”.
Além dos consolidados eventos, parcerias com importantes organizações da pecuária como a Nova Asscon e a Scot Consultoria, permitirão, em 2017, que o TerraViva Eventos organize o InterConf e o Confina Brasil, sob curadoria e realização de seus respectivos fundadores.
O TerraViva ainda inseriu o “Integrar para Crescer” no cenário internacional, com a Business France, agência de promoção de negócios do Governo Francês no Brasil, firmando a parceria com a Sommet de L’ tiva da carne na Europa, realizada L’ Èlevage, principal feira da cadeia produtiva da carne na Europa, realizada na França, anualmente.
De acordo com Cristina, o projeto foi iniciado neste ano e teve como primeiro fruto a fusão da Verum Eventos ao Canal TerraViva, formando o Terraviva Eventos.” Havia um programa semanal que divulgava todos os eventos da Verum, formando um conteúdo riquíssimo e um interesse grande de parceiros. A ideia é integrar a cadeia da carne como um todo. Com a filosofia Integrar para Crescer, estamos conseguindo trazer mais pessoas, para podermos trabalhar juntos com o pecuarista para que seu produto chegue ao consumidor.”
Lisley Silvério (MTb. 26.194)
Assessora de Imprensa
Instituto de Zootecnia
Secretaria de Agricultura e Abastecimento SP
Fone: (19) 3466.9434
E-mail: lisley@iz.sp.gov.br
www.iz.sp.gov.br

Notícias por Ano