Data da postagem: 14 Outubro 2008
Por Leonardo Chagas
O Centro de Engenharia e Automação (CEA) do Instituto Agronômico (IAC-APTA), vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento, e a Faculdade Dr. Francisco Maeda (FAFRAM), de Ituverava (SP), realizam, entre 15 e 17 de outubro em Ribeirão Preto (SP), o IV Simpósio Internacional de Tecnologia de Aplicação de Agrotóxicos (Sintag). O evento tem a parceria da Fundação de Apoio á Pesquisa Agrícola (Fundag).
Na edição de 2008, o objetivo é amplificar a discussão sobre o tema escolhido para o simpósio, Segurança em Tecnologia de Aplicação. A abertura do simpósio contará com a presença do coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), Orlando Melo de Castro, representando o secretário de Agricultura e Abastecimento, João Sampaio.
Segundo o diretor do CEA-IAC e presidente da comissão organizadora Hamilton Humberto Ramos, este é o único evento científico na área de tecnologia de aplicação de agrotóxicos da América Latina. O Sintag tem seu valor destacado em razão da carência de conhecimento nesta área, uma vez que atualmente o Brasil conta com cerca de 20 profissionais em nível de doutorado trabalhando com tecnologia de aplicação, comenta. A expectativa é que cerca 500 participantes de várias partes do mundo estejam presentes no simpósio.
Aspectos como treinamento e extensão, legislação, certificação, perdas e deriva, equipamentos e novas tecnologias, entre outros, estarão em pauta durante o evento. A programação do simpósio conta com palestras de profissionais do Brasil e do exterior, além de debates sobre o panorama mundial e, em particular, da América Latina, Europa e EUA sobre tecnologia de aplicação. Também serão debatidos aspectos relacionados à qualidade, segurança, treinamento, dinâmica ambiental, aditivos e adjuvantes, aviação agrícola, agricultura de precisão e pesquisa na área.
A quarta edição do Sintag é realizada em um momento fundamental para a expansão da agricultura brasileira. Cresce a cada dia a demanda por sistemas de produção sustentáveis, profissionalizados e com padrões internacionais de qualidade e segurança, que visam à preservação do meio ambiente. Por isso, a discussão sobre a relação direta existente entre a contaminação ambiental, do aplicador e dos alimentos será tratada com destaque durante o simpósio. A eficiência na aplicação de agrotóxicos é dada por um bom equipamento, adequadamente regulado, operado por um aplicador capacitado, afirma.
Serão apresentados durante o evento, em forma de pôsteres, 70 trabalhos científicos de estudantes e profissionais relacionados à área de tecnologia de aplicação, que foram selecionados pela comissão científica do simpósio. Um espaço técnico para empresas do setor também será montado com o intuito de divulgar e discutir atividades técnicas relacionadas ao tema do evento.
Mais informações podem ser obtidas através do telefone (11) 4582-8094 ou pelo e-mail sintag@sintag.com.br.
Assessoria de Comunicação
(11) 5067-0424 (Gabinete APTA SP)
(19) 3231-5422, ramal 124 (IAC Campinas)