bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Aquário do Instituto de Pesca: revitalização do espaço destinado a rãs-touro

Há um mês funciona o novo ambiente para as rãs-touro no Aquário do Instituto de Pesca (IP-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, localizado no Parque da Água Branca, zona oeste da capital paulista.  O espaço foi criado com a supervisão da pesquisadora Cláudia Maris Ferreira Mostério.
O “aquaterrário” é fiel ao ambiente natural de rãs, com cascata Aquário brotando de pedras e deságue em poça d’água. Lips e guarus, produzidos no Laboratório de Cultivo de Organismos Aquáticos do Instituto, passam a habitar a poça dágua e desempenhar, consequentemente, um papel de controle de zoonoses, como larvas de pernilongo.
A rã-touro (Lithobates catesbeianus) é uma espécie exótica, introduzida no Brasil na década de 1930 com finalidade de cultivo comercial. Mas se adapta muito bem ao cativeiro e, aparentemente, é mais rústica que a grande maioria das espécies nativas brasileiras, representando um interessante organismo para exposição nesse tipo de ambiente. Os visitantes poderão assimilar noções de como aconteceu a “passagem da vida aquática para a terrestre” há milhões de anos, através da observação do comportamento e das transformações pelas quais passa esse tipo de anfíbio (metamorfose).
Nesse aquaterrário, foram colocadas plantas vivas, aquáticas e subaquáticas que auxiliam na filtragem da água e servem de esconderijo e conforto às rãs, que podem optar por ambiente seco, úmido ou inundado. Tanto animais como vegetais estão se adaptando bem no novo ambiente, conta Cibele Santos Silva, membro da equipe técnica do Aquário. A ideia é que o aquaterrário se torne autossustentável.
Centro de Comunicação do Instituto de Pesca
Antonio Carlos Simões
(13) 3261-5474
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
(11) 5067-0424
Acompanhe a Secretaria nas redes sociais:
www.agriculturasp.blogspot.com
www.twitter.com/agriculturasp
www.flickr.com/agriculturasp
www.youtube.com.br/agriculturasp
www.facebook.com
www.delicious.com/agriculturasp
www.slideshare.com/agriculturasp
www.orkut.com.br

Notícias por Ano