bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

IZ abre inscrição para cursos de prática continuada

O Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo abre as inscrições para cinco cursos de prática continuada em bovinos de corte e leite, ovinos, forragicultura, pastagem e nutrição animal e parasitologia veterinária. A vigência das Práticas ocorre até dezembro de 2015, nas unidades de pesquisa do IZ em Nova Odessa e Sertãozinho, interior de São Paulo. A carga horária varia entre 80 e 160 horas, com cerca de 50 vagas cada curso.
Os cursos têm o objetivo de ensinar os conceitos e práticas envolvidos nas disciplinas de cada tema disponível. No Centro de Bovinos de Corte são desenvolvidas pesquisas nas diversas áreas de estudos da zootecnia. Os participantes do curso terão oportunidade de acompanhar e, principalmente, praticar as ações envolvidas nos projetos de pesquisas em melhoramento genético de bovinos de corte, fundamentos de manejo, nutrição, reprodução e etologia animal.
No Centro de Bovinocultura de Leite os alunos trabalharão a prática continuada em sanidade, reprodução, comportamento e conforto aplicados ao bem-estar dos animais, como acompanhamento das atividades dos projetos de pesquisas nas áreas correspondentes ao programa, acompanhamento do Programa Nacional de Controle e Erradicação de Tuberculose e Brucelose (PNCTB/MAPA), por meio de exames de tuberculose pelo teste cervical comparativo, teste cervical simples e teste caudal, coletas de Sangue para Exames de Rotina, exames de Brucelose pelo Teste de Soroaglutinação Rápida (AAT), além de treinamentos específicos e práticas de manejo.
No Centro de Zootecnia Diversificada, que trabalha com ovinos, o conteúdo varia de acordo com os procedimentos e pesquisas em andamento, no período do curso, que oferecerá treinamento prático e acompanhamento de pesagens e mensurações biométricas, avaliação de carcaça por ultrassonografia, manejo de cria, acompanhamento do confinamento, práticas sanitárias (vacinações, vermifugações e etc.), avaliação de comportamento animal, arraçoamento de animais em experimento, reprodução e abate e avaliação de características de carcaça.
Em Parasitologia Veterinária os participantes estudarão a biologia do carrapato-do-boi, biocarrapaticidograma, efeito de plantas e óleos essenciais sobre helmintos, avaliação da resistência ao carrapato em rebanhos bovinos; avaliação da resistência à verminose em rebanhos ovinos, acompanhamento de experimentos que estudem a resistência de ruminantes a parasitas; realização do método Famacha® - Práticas sanitárias (vacinações, vermifugações), avaliação de comportamento e desempenho animal frente a exposição por parasitas, arraçoamento de animais em experimento e necropsia parasitológica.
Já no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Nutrição Animal e Pastagem, o conteúdo do curso deverá variar de acordo com as pesquisas e atividades em andamento. Em linhas gerais, o curso oferecerá treinamento prático e acompanhamento de instalação e desenvolvimento de experimentos, tratos culturais; coleta de amostras, processamento de amostras, quantificação de amostras, avaliações à campo e casa de vegetação e descritores taxonômicos de espécies de plantas forrageiras. Produção e beneficiamento de sementes de espécies forrageiras, caracterização do campo agrostológico, testes de germinação, avaliações em laboratório, elaboração de relatórios de atividades práticas, organização de dados e análise estatística também serão tratados no curso.
Mais informações sobre cada área, nos endereços:
CAPTA Bovinos de Corte - Em Sertãozinho/SP
Prática continuada em Zootecnia: www.funep.org.br/mostrar_evento.php?idevento=477
CPDZD - Em Nova Odessa/SP
Prática continuada em Zootecnia - Ovinos: www.funep.org.br/mostrar_evento.php?idevento=486
CPDNAP - Em Nova Odessa/SP
Curso de Prática Continuada em Forragicultura, Pastagem e Nutrição Animal: www.funep.org.br/mostrar_evento.php?idevento=488
CAPTA Leite - Em Nova Odessa/SP
Prática Continuada em Sanidade, Reprodução, Comportamento e Conforto Aplicadas ao Bem-Estar de Bovinos Leiteiros:www.funep.org.br/mostrar_evento.php?idevento=485

CPDGRA - Em Nova Odessa/SP

Curso de Prática Continuada em parasitologia veterinária: www.funep.org.br/mostrar_evento.php?idevento=487

Texto: Lisley Silvério (MTb 26.194)

Assessoria de Imprensa – IZ

Notícias por Ano