IAC e ITAL apresentam projetos de Iniciação Científica no 3° CIIC 2009

O Instituto Agronômico (IAC-APTA) e o Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL-APTA), vinculados à Secretaria de Agricultura e Abastecimento, a Embrapa Meio Ambiente e a Embrapa Informática Agropecuária realizam nesta quinta (dia 6 de agosto) e amanhã (dia 7) o 3º Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica (CIIC 2009). O evento, que tem o objetivo de estimular a formação de novos pesquisadores, acontecerá no Auditório do IAC, em Campinas (SP).

O Congresso tem como principais participantes os bolsistas do PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica), vinculado ao CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Dentre os objetivos do PIBIC está o incentivo a novos talentos entre os estudantes de graduação, despertando a vocação científica e promovendo a interação entre os universos da graduação e da pós-graduação.

Esses jovens bolsistas desenvolvem seus estudos no IAC e ITAL e nas unidades da Embrapa em Campinas e Jaguariúna. Nesses ambientes, estabelecem contato direto com a prática científica e interagem com pesquisadores experientes. A Embrapa Informática Agropecuária integra pela primeira vez o grupo de instituições responsáveis pelo CIIC.

Os bolsistas do PIBIC irão expor seus trabalhos em apresentações orais e pôsteres. De acordo com a coordenadora do evento e pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente, Nilce Chaves Gattaz, cada instituição participante terá uma comissão julgadora responsável por selecionar os melhores trabalhos dentre as apresentações orais. A partir dessa seleção serão apontados os trabalhos a serem premiados. No evento, serão premiados os três melhores trabalhos de cada instituição participante do CIIC.

O ITAL apresentará quarenta e um trabalhos de iniciação científica, desenvolvidos por alunos bolsistas do PIBIC. Nessa edição do evento, todos os bolsistas que desenvolveram projetos no ITAL durante agosto de 2008 a julho de 2009 apresentarão os seus projetos, segundo a pesquisadora e coordenadora da comissão organizadora das bolsas PIBIC no ITAL, Shirley Aparecida Garcia Berbari. “No congresso, serão apresentados todos os 41 trabalhos em forma de pôsteres, e destes 10 serão apresentados também oralmente.”

Cada instituição tem uma comissão interna, formada por pesquisadores do próprio instituto, que avalia e organiza todas as solicitações de bolsas de iniciação científica, assim como os relatórios dos bolsistas, explica a pesquisadora. Dessas bolsas, o comitê interno selecionou dez trabalhos, de acordo com a qualidade técnico-científica, importância e organização, para serem apresentados oralmente durante o congresso. “Os dez bolsistas selecionados terão a oportunidade de se apresentar em público, divulgar os resultados do trabalho que eles fizeram. Isso é importante para a formação acadêmica e profissional do aluno”, conta Shirley Berbari.

Atualmente, os institutos da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios possuem 141 bolsistas de iniciação científica do CNPq, dos quais 40 no IAC, 45 no ITAL, 33 no Instituto Biológico, 15 no Instituto de Pesca e 8 nos Pólos Regionais.

Mais informações nos sites www.iac.sp.gov.br e www.ital.sp.gov.br

Assessoria de Imprensa do IAC
Carla Gomes