bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Cafezal em flor no coração da cidade de São Paulo

A copa carregada de flores brancas anuncia que tem início mais um ciclo produtivo do café, planta que foi a responsável pelo desenvolvimento do Estado de São Paulo. A floração do café - um espetáculo da natureza – pode ser vista no cafezal urbano dentro Instituto Biológico (IB-APTA), vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento.
Normalmente, a floração ocorre entre setembro e outubro e dura, aproximadamente, uma semana, quando o desabrochar das flores atrai insetos, beija-flores, abelhas, e borboletas, devido à grande quantidade de néctar existente nas flores. A média de duração das flores é de uma semana. Nessa etapa, é necessário propiciar uma correta quantidade de água para os cafezais, de forma a garantir a produção de frutos de qualidade e uma uniformidade na colheita.
O Estado de São Paulo é o terceiro maior produtor de café do País, com produção estimada 5,24 milhões de sacas beneficiadas (33,8% maior que a obtida na safra agrícola 2010/11), de acordo com o Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA/SAA).
Mas  poucos paulistas sabem realmente como é um pé de café. Por isso, no coração da capital paulista, o cafezal do Instituto Biológico abre as portas ao público que deseja conhecer a planta.
Entre o verde das folhas, as flores do café estão presentes por todo o ramo. Bastam alguns minutos para sentir a imponência com que as flores brancas se apresentam aos olhos do observador. Elas transformam o espaço e estão presentes por toda a plantação, em pleno coração da maior cidade da América do Sul e não mais do que 5 minutos distante da Avenida Paulista.
Mais informações podem ser obtidas com a pesquisadora Harumi Hojo pelo e-mail hojo@biologico.sp.gov.br ou pelos telefones (11) 99173-8475 e (11) 5087-1704. 

Acesse fotos
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
(11) 5067-0424

Notícias por Ano