APTA investe mais de R$ 8,3 milhões em 2012 em serviços de engenharia em Unidades de Pesquisa

A Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) investiu mais de R$ 8,3 milhões em 2012 na recuperação de estradas de suas Unidades de Pesquisa, serviços de limpeza, destoca de árvores e terraceamento. O valor investido veio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, R$ 7,286 milhões, e da Suplementação Orçamentária recebida pela APTA em dezembro de 2012, no valor de R$ 1,079 milhão, e foi destinado a Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (CODASP). Ao todo, 15 Unidades, entre Polos Regionais e Institutos de Pesquisa, foram contemplados com as melhorias. Três obras no Polo Médio Paranapanema, Assis, Alta Sorocabana Presidente Prudente e Centro-Sul, Piracicaba, já foram concluídas. Todas as outras estão em andamento.
Foram recuperadas estradas interna do Instituto Agronômico (IAC-APTA), de Campinas, Instituto Biológico (IB-APTA) e Instituto de Zootecnia (IZ-APTA). As Unidades regionais contempladas foram: Polo Alta Sorocabana, Polo Sudoeste Paulista, Polo Vale do Paraíba, UPD de Jaú, UPD de Brotas, UPD de Assis, UPD de Tietê. Ao todo, estão sendo recuperados mais de 54 km de estradas. As obras no Polo Sudoeste Paulista, UPD de Jaú e UPD de Brotas já foram concluídas.
Os recursos também estão sendo utilizados para recuperação de taludes dos tanques para pesquisa com psicultura do Polo Vale do Paraíba, do terraceamento da UPD de Tietê e do IZ, além da limpeza da área de laranjal do Centro de Citricultura IAC, do IZ, do Polo Centro Norte, Polo Centro-Sul e do Polo Centro Norte.
“É importante destacar que 2012 foi o ano com maior volume de recursos oriundos do orçamento do Estado destinados à APTA desde 2008. Esses investimentos só foram possíveis graças aos esforços da Secretaria de Agricultura e do Governo do Estado para melhorar a infraestrutura das nossas unidades de pesquisa”, ressaltou o coordenador da APTA, Orlando Melo de Castro.