bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

VI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Carnes, na cidade de São Pedro

Começa nesta segunda-feira (dia 24 de outubro), às 17:30h, na cidade de São Pedro (SP), o VI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Carnes, realizado pelo Centro de Tecnologia de Carnes (CTC), umas das unidades de pesquisa do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. O evento, que se estende até o dia 27 de outubro, tem como objetivo incrementar a cooperação e a informação científica entre os pesquisadores de Institutos de Pesquisa e de Universidades e de Indústrias.
O Congresso tem o apoio das principais instituições, centros de pesquisas, universidades, associações e sindicatos do setor. O CTC vai oferecer aos participantes palestras com os mais renomados profissionais da área de pesquisa e da indústria brasileira e internacional, que vão tratar das mais recentes informações em áreas consideradas relevantes para a ciência e a tecnologia de carnes.
Programação
A programação do Congresso está dividida em doze sessões temáticas que vão abordar temas de interesse do setor de carnes, como sustentabilidade; manejo, pré-abate e abate de suínos, bovinos e aves; rastreabilidade e segurança alimentar; nutrição e saúde humana, entre outros temas. A apresentação de abertura será do consultor Hudson Carvalho Silveira, que vai falar sobre “Demandas futuras para as indústrias das carnes no mercado doméstico e internacional”.
Entre os palestrantes, destaca-se Declan Troy, Pesquisador da Irish Agriculture and Food Development Authority (TEAGSC) que vai discutir as tecnologias de desossa à quente em bovinos e o panorama internacional de utilização dessa técnica. O pesquisador do CTC, Expedito Tadeu Facco Silveira, vai apresentar as inovações tecnológicas aplicadas no abate de suínos e suas conseqüências na qualidade da carne.
Outra atração do congresso é a sessão de “Segurança dos Alimentos”, que vai tratar de temas como o estudado no projeto internacional “ProSafeBeef: Avaliação de riscos microbiológicos em carne bovina brasileira para exportação”, que será apresentado pelas pesquisadoras Bernadette D. G. M. Franco, da Universidade de São Paulo (USP), e Beatriz E. C. Guth, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
Essa sessão contará ainda com a participação do renomado pesquisador em segurança micribiológica de carnes, Dr. John Sofos, da Universidade Estadual do Colorado, EUA.
Ainda sobre esse tema, Marcius Ribeiro de Freitas, representante do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA/DIPOA/DAS), discutirá a utilização de PCR em tempo real para controle de patógenos no processamento de carcaças.
Ao final de quatro dias de evento, serão mais de 30 palestras apresentadas por representantes de instituições e empresas, como, por exemplo, ITAL, UFRGS, ABCS, University of Kentucky (EUA), EMBRAPA, UNESP, University of Bristol, University of Guelph – Canadá e Mc Donald´s Corporation.
O VI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Carnes acontecerá no Hotel Fazenda Fonte Colina Verde, São Pedro (SP), que oferece infraestrutura para a realização de congressos, eventos paralelos e exposição de stands para as empresas interessadas em divulgar ou lançar seu produto ou serviço.
Confira a programação completa no site: http://www.ital.sp.gov.br/ctc/eventos/vi-congresso/programa.php
SERVIÇO:
Assessoria de Imprensa do ITAL
Cleide Elizeu – Jornalista
Tel: (19)3743.1757 e (19)8801.2773
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
Eliane Christina da Silva/Camila Amorim (estagiária)
(11) 5067-0424

Notícias por Ano