Data da postagem: 30 Janeiro 2009
Difundir tecnologias do sistema de plantio direto, especialmente para a exploração de culturas temporárias, com vistas à maior lucratividade e à conservação do solo e da água. Este é o objetivo do III Encontro Regional de Plantio Direto na Palha que será realizado no dia 11 de fevereiro, em Tatuí (SP), pela Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento do Pólo Regional do Sudoeste Paulista/APTA, Instituto Agronômico (IAC-APTA) e Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), órgãos vinculados à Secretaria de Agricultura e Abastecimento.
O evento tem ainda a parceria do Sindicato Rural de Tatuí, Serviço Nacional de Aprendizado Rural (SENAR/FAESP), Conselhos Municipais Rurais e Casa de Agricultura de Itapetininga, com o apoio da FUNDAG e de várias empresas do agronegócio. O encontro é destinado a agricultores, engenheiros agrônomos, professores, pesquisadores, técnicos e profissionais das várias cadeias produtivas e estudantes.
Os baixos rendimentos provenientes do arrendamento de terra para o cultivo da cana-de-açúcar estão levando os agricultores a retomar a atividade de produção de grãos, o que gera demanda por informações sobre as tecnologias disponíveis, diz o pesquisador Marcio Akira Ito, chefe da UPD de Tatuí. É que nos últimos cinco anos a cana vinha substituindo a cultura do milho e áreas de pastagem devido à sua vantagem relativa em termos de rentabilidade, situação que foi alterada recentemente com a crise do setor sucroalcooleiro e a crise financeira mundial.
O acesso por parte dos agricultores às informações tecnológicas geradas pela pesquisa ainda é deficiente, segundo Ito. Assim, este evento visa propiciar um contato direto com os agricultores da região, gerando a sua capacitação para o pleno usufruto de tecnologias voltadas ao sistema de plantio direto na palha para o desenvolvimento sustentável da agricultura regional.
Atualmente, cerca de 75% da área agrícola da região (que inclui Tatuí, Itapetininga, Cesário Lange, Porangaba e Quadra) já adota o sistema de plantio na palha, diz o pesquisador. Em quase 100% da área da produção de grãos, o plantio é realizado, ainda com um sistema de baixa eficiência, o que gera baixa produtividade, principalmente com falhas em relação à quantidade e qualidade de palhada. As áreas de reforma de cana e de pastagem degradada também necessitam de suporte para a implantação do sistema de plantio direto.
Além do plantio direto, uma das palestras do encontro vai abordar as tendências de mercado para o agronegócio no ambiente de crise financeira mundial.
SERVIÇO:
III Encontro Regional de Plantio Direto na Palha
Dia: 11 de fevereiro de 2009, às 07:30h
Local: Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento (UPD) de Tatuí Rod. Mário Batista Mori, Km 38
Coordenação: Márcio Akira Ito, Edison Ulisses Ramos Junior, Afonso Peche Filho e Margarida Fumiko Ito
Vagas disponíveis: 200
Informações: (15) 3251-4230 e 3251-6922
Programação:
07:30hs - Inscrições
08:00hs Abertura Pesquisador Armando Pettinelli Junior - UPD Tatuí/Pólo Regional do Sudoeste Paulista/APTA
08:30hs - Ações e Perspectivas da UPD de Tatuí Pesquisador Marcio Akira Ito - UPD Tatuí/Pólo Regional do Sudoeste Paulista/APTA
09:00hs - Avanço Tecnológico I Bayer Cropscience
09:15hs - Gestão Operacional do Sistema de Plantio Direto na Palha Pesquisador Afonso Peche - Centro APTA de Engenharia e Automação do IAC
10:00hs - Avanço Tecnológico 2 - Iharabras S. A. Indústrias Químicas
10:15hs - Coffee Break
10:30hs - Avanço Tecnológico 3 - Agroeste Sementes
10:45hs - Resultados da Avaliação de Cultivares de Milho Pesquisador Aildson Pereira Duarte Pólo Regional do Médio Paranapanema/APTA
11:30hs - Almoço
13:00hs - Visita técnica ao campo
16:00hs - Tendências mercadológicas para o agronegócio pós-crise - Vlamir Brandalizze - Brandalizze Consulting
17:00hs - Mesa Redonda e Encerramento
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio/Tais Auler
(11) 5067-0424
Cleide Elizeu
(19) 3231-3260