Estimular a comercialização e o consumo de pescado no Brasil. Com esse objetivo e o mote “Saúde e Sabor”, será realizada entre os dias 1º e 15 de setembro a Semana do Peixe, campanha que em 2017 chega à sua 14º edição. A ação é coordenada pelo Comitê da Cadeia Produtiva da Pesca e da Aquicultura (Compesca-Fiesp) em conjunto com um grupo de empresas do setor privado e conta com o apoio de diversas entidades, dentre elas a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Pesca (IP-APTA).
De acordo com Thaís Moron Machado, pesquisadora do IP e diretora do Museu de Pesca, de Santos, o Instituto preparou uma programação especial para o evento, a fim de contribuir para a mobilização nacional de estímulo ao consumo de pescados.
“Durante a Semana do Peixe, que na verdade foi expandida para uma quinzena, o Museu de Pesca terá diversas atrações especiais, como visitas monitoradas, atividades lúdicas para crianças e sessões de vídeos sobre a temática da importância da vida marinha”, conta Thaís.
Outra ação que será realizada no Museu de Pesca em 1º de setembro, início das atividades da Semana do Peixe, é o jantar “Pescados Sustentáveis – uma experiência gastronômica responsável”, para 120 pessoas, no qual chefs de cozinha conceituados apresentarão suas propostas e criações para que o público saboreie os pescados recomendados pela Aliança Brasileira de Pesca Sustentável. O jantar também contará com a participação de fornecedores responsáveis que exibirão seus produtos, além de mostrar como prepará-los e onde e como encontrá-los.
“Essa ação, em parceria com a Unimonte, sob coordenação da professora Cíntia Miyaji, foi inspirada nos eventos ‘Cook for Solution’, promovidos pelo Aquário de Monterey Bay, na Califórnia, para estimular o consumo responsável. É um evento que está totalmente alinhado aos propósitos do próprio Museu de Pesca, em que a conservação dos recursos pesqueiros é o foco principal”, explicou a diretora do Museu de Pesca.
Informação para o consumidor
Além das atividades que serão oferecidas em suas dependências, o Instituto de Pesca, em parceria com a Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro) e o Grupo Pão de Açúcar, disponibilizará durante a Semana do Peixe acesso ao livro eletrônico “Pescado: Saúde e Nutrição” para download em peixarias de 10 lojas da rede de supermercados localizadas na capital paulista.
“Serão instalados stoppers (material que costuma ficar anexado a gôndolas, prateleiras e corredores de supermercados) com códigos QR (semelhante a códigos de barra) que podem ser escaneados por telefones celulares e tablets equipados com câmeras. Ao escanear o código, o usuário será remetido à página de download do livro “Pescado: Saúde e Nutrição”, que foi publicado pela Codeagro e contou com a orientação técnica do Instituto de Pesca. Dessa forma, esperamos estimular o consumo contribuindo com informações sobre como escolher e armazenar o pescado, além de apresentar receitas com espécies variadas”, diz Thaís.
Utilizando a mesma tecnologia do código QR, a Rede de Supermercados Carrefour também disponibilizará o livro eletrônico em sua revista, que será distribuída aos clientes do supermercado durante o período da Semana do Peixe.
Sobre a mobilização da Semana do Peixe
A Semana do Peixe reúne um conjunto de ações e esforços para aumentar o consumo de peixes e frutos do mar no País. A iniciativa foi criada há 14 anos pela Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca (SEAP), mas mudanças na área federal comprometeram a campanha. Em 2016, a ação foi retomada após uma mobilização voluntária do setor privado, apoiada pelo Comitê da Cadeia Produtiva da Pesca e Aquicultura da Fiesp (Compesca), Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e pelo Ministério da Agricultura, pecuária e Abastecimento (Mapa).
Nesta edição, foi organizado um Comitê Gestor com o objetivo de ajudar na comunicação, organização, capilaridade e mensuração de resultados. Para isso, foi proposto um plano de desenvolvimento de comunicação, em que todo o conteúdo da campanha será disseminado por meio de materiais impressos, redes sociais e no hotsite da Semana do Peixe.
Incentivando eventos com a cadeia produtiva, oficinas educacionais para crianças, divulgação e distribuição de materiais promocionais e educativos, entre outras ações, a campanha conta com a ajuda de patrocinadores e do público em geral para a disseminação das informações e mobilização de parceiros regionais de todo o Brasil (clique aqui e veja como aderir) . Além disso, os interessados em participar poderão contribuir, também, com a criação de iniciativas que ajudem a aumentar o consumo de pescado nesse período.
Segundo Pedro Pereira, diretor titular adjunto do Compesca e um dos coordenadores do Grupo de Trabalho, a intenção primordial é reunir toda a cadeia produtiva e fortalecer um marco referencial de ações nessa época do ano, criando, assim, uma terceira época de grande consumo de pescado, além da Semana Santa e do Natal.
A estimativa é que a campanha consiga aumentar em 30% o consumo de pescado em todo o País. O calendário completo pode ser acessado no site da Semana do Peixe.
Serviço:
Museu de Pesca
Aberto de quarta-feira a domingo, das 10 horas às 18 horas
Avenida Bartolomeu de Gusmão, 192
Ponta da Praia - Santos (SP)
Ingresso:
Valor: R$ 5,00
Estudantes e professores: R$ 2,50
Crianças até 6 anos, adultos maiores de 60 anos e escolas públicas: isentos.
Agendamento de visitas escolares e outros grupos:
Feito exclusivamente pelo telefone: (13) 3261-5260, de segunda a sexta-feira, das 10 às 17 horas.
Jantar “Pescados Sustentáveis – uma experiência gastronômica responsável”
Informações e compra de ingressos: https://www.eventbrite.com.br/e/pescados-sustentaveis-uma-experiencia-gastronomica-tickets-36555779320
Por Leonardo Chagas
Revisão Márcia Cipólli
Mais informações:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento
Instituto de Pesca
(11) 3871-7549 / (11) 3871-7588