bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Pesquisas em desenvolvimento na APTA reforçam selênio e vitamina E na alimentação de vacas lactantes e dobram nutrientes no leite

Se o leite comum já é considerado um dos alimentos mais completos em nutrientes, imagine o leite funcional enriquecido com o dobro de selênio e vitamina E, além de melhor composição da gordura? É este o resultado de pesquisas em desenvolvimento no Polo Centro-Leste, unidade regional da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) em parceria com pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP). No Programa de Pesquisa chamado Leite Funcional são feitos estudos de zootecnia, nutrição e saúde humana com o objetivo de modificar a composição do leite por meio da alimentação da vaca para que o alimento favoreça a saúde e o crescimento dos seres humanos.
No primeiro experimento, os pesquisadores da APTA e da USP inseriram na dieta animal selênio e vitamina E, junto com óleo de girassol. As substâncias foram acrescidas ao leite extraído dessas vacas e o perfil de ácidos graxos foi modificado. O leite foi ofertado a 90 crianças, com idade de sete a 10 anos, durante três meses. As crianças que tomaram o leite funcional apresentaram maior concentração das substâncias e do bom colesterol no sangue. Agora, está em andamento o segundo projeto de pesquisa do Programa, utilizando os mesmos nutrientes na dieta dos animais. Dessa vez, o leite é ofertado para 130 idosos da Casa do Vovô e da Amizade, de Ribeirão Preto.
A pesquisa, que alia avaliação zootécnica com análise na saúde humana em um mesmo experimento é inédita no País. O selênio e a vitamina E são antioxidantes, que desaceleram o envelhecimento das células, podendo reduzir as chances de desenvolvimento do câncer. O óleo de girassol é considerado saudável, por apresentar alto teor de ácidos graxos poliinsaturados, o que pode ser útil na redução dos níveis de colesterol no sangue.
Para intensificar os trabalhos, será inaugurado em 23 de novembro de 2012, o Laboratório de Qualidade do Leite (APTALAC), em Ribeirão Preto. O evento terá início às 9h e contará com a presença da secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Mônika Bergamaschi. Além de melhorar a qualidade do leite para o consumo humano, a alimentação enriquecida ajuda também na saúde e nutrição das vacas, com a diminuição da ocorrência da mastite subclínica e o aumento de 30% da produção de leite.
O leite de vaca é um dos principais alimentos na nutrição humana por fornecer nutrientes fundamentais para o organismo como proteína, lactose, gordura, vitaminas e minerais. Dentre os minerais presentes, o cálcio é o mais importante, sendo responsável pelo crescimento, desenvolvimento e manutenção dos ossos e dentes. “Porém, a composição básica do leite bovino é direcionada para suprir as necessidades nutricionais dos bezerros. Essa composição pode ser modificada por meio de mudanças na alimentação das vacas, de modo a torná-lo um alimento mais interessante à nutrição humana”, afirma Márcia Saladini Vieira Salles, pesquisadora da APTA, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
Pensando nisso, os pesquisadores da APTA e da USP alimentaram as vacas com o dobro da quantidade exigida de selênio e vitamina E. Com essa mudança foi possível dobrar os níveis desses nutrientes no leite consumido por 90 crianças, estudantes da escola C.A.I.C Professora Stela Stefanini Bacci, da cidade de Casa Branca, interior de São Paulo. “Os dados ainda estão sendo analisados, mas já se comprovou que houve aumento de selênio, colesterol bom e vitamina E no sangue delas. O colesterol aumentou por causa do acréscimo da fração HDL, que é benéfico à saúde.”, explica Salles.
As crianças, da primeira a terceira série, que permanecem na escola por tempo integral, ingeriram o leite funcional por três meses. A pesquisa foi autorizada pelos pais dos alunos. “O selênio e a vitamina E agem como antioxidantes, protegendo as membranas das células, desacelerando o processo de envelhecimento, prevenindo algumas formas de carcinogenese e também auxiliam no sistema imunológico. A ingestão desses nutrientes mantém a saúde e reduz o risco de doenças. O óleo de girassol serviu para alterar o perfil dos ácidos graxos e para o leite apresentar gordura mais saudável para a alimentação humana, com a presença de ácido linoléico conjugado e ômega 3 ”, explica Salles.
Em um novo projeto de pesquisa, a APTA testa o leite funcional em 130 idosos, de 78 anos, moradores da Casa do Vovô, em Ribeirão Preto. O estudo começou em setembro de 2012 e deve ser finalizado no início de dezembro deste ano. As vacas estão se alimentando com uma dieta à base de selênio, óleo de girassol e vitamina E. “A produção de leite com melhor perfil de ácidos graxos, vitaminas e minerais pode melhorar a nutrição e o sistema imunológico das pessoas e vem a ser um trabalho importante de caráter prático para a população em geral, para os agentes de saúde, nutricionistas e para toda a cadeia produtiva do leite”, explica Salles.
Benefícios para os animais e ganhos no leite
Não é apenas a saúde dos consumidores que melhora com o leite funcional. Os animais também são beneficiados com a nova alimentação. Segundo Salles, há diminuição na ocorrência da mastite subclínica – uma das principais doenças da vaca. “A mastite subclínica é a inflamação da glândula mamaria da vaca. Com a diminuição na ocorrência da doença, diminui também a perda de leite”, afirma.
Inauguração do laboratório
Em 23 de novembro, às 9h, no Polo Centro-Leste/APTA Regional, em Ribeirão Preto, será inaugurado do Laboratório de Qualidade do Leite (APTALAC), para intensificar as pesquisas da APTA. O evento vai contar com a participação da secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Mônika Bergamaschi, e do coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), Orlando Melo de Castro.
No novo laboratório serão feitas análises de composição, físico-químicas e microbiológicas do leite. Atualmente, os pesquisadores da APTA trabalham com estudos em leite funcional, qualidade do leite dos produtores rurais da região e condutividade do leite de diversas raças de gado. “Como estamos iniciando as atividades no laboratório, por enquanto, a Unidade dará suporte aos projetos de pesquisas realizadas no Polo Centro-Leste”, afirma Salles. O APTALAC foi construído com recursos da APTA e os equipamentos foram financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
Durante o evento de inauguração, serão ministradas palestras sobre o desafio da qualidade do leite para os produtores rurais, explanação do programa de pesquisa e os resultados do primeiro projeto com o Leite Funcional e a importância do alimento aos consumidores. Os palestrantes serão Luiz Carlos Roma Junior e Márcia Saladini Vieira Salles, do Polo Centro-Leste/APTA Regional, Arlindo Saran Netto, da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA/USP), e Karina Pfrimer, da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto.
Os estudos com leite funcional da APTA são feitos em parceria com a Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA/USP), Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP/USP) e a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/USP).
Serviço
Inauguração do Laboratório de Qualidade do Leite (APTALAC)
Data: 23 de novembro de 2012
Horário: 9h
Local: Polo Centro-Leste/APTA Regional
Endereço: Av. Bandeirantes, 2.419, Vila Virgínia, Ribeirão Preto – SP
Informações: 16 – 3637-1849 ou polocentroleste@apta.sp.gov.br
Programação
9h – Desafio da qualidade do leite para os produtores rurais
Pesquisador Luiz Carlos Roma Junior/APTA Regional Ribeirão Preto
9h 20 –  Programa de pesquisa em Leite Funcional
Pesquisadora Márcia Saladini Vieira Salles/APTA Regional Ribeirão Preto
9h 40 – Resultados do primeiro projeto de Leite Funcional
Pesquisador Arlindo Saran Netto/FZEA - USP
10h – A importância do leite para os consumidores
Pesquisadora Karina Pfrimer/FMRP – USP
10h 30 – Inauguração e visita guiada ao APTALAC – Laboratório de Qualidade de Leite
Texto
Fernanda Domiciano – Estagiária – Assessoria de Imprensa – APTA
19 – 2137-0616/613
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
11 - 5067-0424
Acompanhe a Secretaria

Notícias por Ano