bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Dia Mundial do Meio Ambiente: encontro “Água e Meio Ambiente no IZ

O Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, comemora, na sexta-feira (5), o Dia Mundial do Meio Ambiente com o encontro “Água e Meio Ambiente”. O evento, com o apoio da Prefeitura Municipal de Nova Odessa e da Companhia Técnica de Saneamento Básico (CETESB), terá palestras e visita monitorada ao manancial denominado "Espaço de Educação Ambiental do Instituto de Zootecnia Armelindo Budini (Mindo)".
O objetivo é transmitir informações recentes sobre as ações do IZ, do município e de entidades de classe, sobre uso adequado da água e preservação do meio ambiente. De acordo com a programação, a primeira palestra "Atividades que estão sendo desenvolvidas pelo IZ" será ministrada pela pesquisadora Daina Gutmanis.
A Coordenadora do Meio Ambiente de Nova Odessa, Daniela Favaro, falará sobre "A importância da preservação de nossas matas ciliares". Já Sergio Hornink, secretário executivo técnico da OSCIP Piracicaba 2010, vai finalizar com a palestra "O pacto da água e a recuperação dos corpos d’água da bacia dos Rios Piracicaba/Capivari e Jundiaí - CETESB".
Os trabalhos do IZ devem contribuir ainda mais com a manutenção do lema municipal “Paraíso do Verde”.  “A busca pela recuperação de matas, um processo que demanda tempo, sempre foi o foco do Instituto que reforça a importância das matas ciliares e a proteção das nascentes", explica a pesquisadora do IZ, Daina Gutmanis, presidente da Comissão do Meio Ambiente do IZ.
Para recuperação florestal da mata no entorno do manancial com captação de água que abastece o IZ, foram plantadas 12.884 mudas de 89 espécies. Algumas pioneiras, com desenvolvimento rápido e formação de flores e frutos, são banco de sementes no solo. As secundárias iniciais tem características intermediárias de exigência a luz com ciclo de vida maior. As secundárias tardias são conhecidas como especialistas de clareiras pequenas com capacidade de germinar a sombra. Por fim, as climáceas tem desenvolvimento lento, germinam e se desenvolvem a sombra e produzem sementes grandes.
O encontro, destinado a funcionários, produtores, técnicos, estudantes e outros interessados, será realizado de 8 às 12 horas, no auditório do IZ.
Programa

8h – 9h – Inscrições
9h – 9h15 - Abertura pelo Diretor Geral do Instituto de Zootecnia
9h15 – 9h30 – Atividades que estão sendo desenvolvidas pelo IZ – Drª Daina Gutmanis
9h30 – 10h10 – A importância da preservação de nossas matas ciliares – Daniela Favaro – Coordenadora do Meio Ambiente de Nova Odessa/SP.
10h10 – 10h50 – O pacto da água e a recuperação dos corpos d’água da bacia dos Rios Piracicaba/Capivari e Jundiaí - CETESB - Sergio Hornink, Secretário Executivo Técnico da OSCIP Piracicaba 2010.
10h50 – 12h00 – Visita ao Manancial "Espaço de Educação Ambiental do Instituto de Zootecnia Armelindo Budini (Mindo)".
Assessora de Comunicação do IZ
Lisley Silvério
(19) 3466-9434 / imprensa@iz.sp.gov.br
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
(11) 5067-0424 

Notícias por Ano