bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Nova variedade IAC de triticale será lançada em Reunião Técnica de Cereais de Inverno

Uma nova variedade de triticale – que utiliza até 60% menos defensivos agrícolas e produz 6% mais - será lançada, em 5 de setembro, na XII Reunião Técnica de Cereais de Inverno de Capão Bonito (SP), pelo Instituto Agronômico (IAC-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. O evento é realizado em parceria com o Polo Sudoeste Paulista/APTA Regional, unidade da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA).
O triticale é um cereal oriundo do cruzamento do trigo com o centeio, bastante usado para a produção de ração. A sua quantidade de proteína pode ser superior a 16%, em relação à do trigo que varia de 6 a 16%. A sua coloração é clara – serve inclusive para clarear a farinha de trigo – e pode ser utilizado na mistura para a produção de massa de pizza e quibe.
O Triticale IAC 6 Pardal é mais resistente à brusone do que os outros materiais no mercado, além de sua resistência ao oídio e à ferrugem das folhas – consideradas as principais doenças da cultura do trigo. Com essa característica, o produtor pode reduzir em mais de 60% a aplicação de defensivos agrícolas. Dependendo do material utilizado pelo produtor rural, é necessário até três aplicações de agrotóxicos na lavoura de triticale, diz o pesquisador João Carlos Felício (IAC). “Nos testes realizados para o lançamento desta nova variedade do IAC, foi preciso apenas uma aplicação.”
A nova variedade tem produtividade média de 4.905 kg por hectare, 6% a mais do que o IAC 3 e o IAC 5 que produzem, em média, 4.618 kg por hectare. “O IAC 6 Pardal tem bom rendimento de grãos nas condições de cultivo em sequeiro e com irrigação por aspersão. Devido à alta produtividade e resistência à doenças, esperamos que substitua gradativamente a IAC 3 e seja plantada em conjunto com a IAC 5”, explica Felício.
O triticale é bastante utilizado para a produção de ração para aves e suínos por conter lisina – substância que auxilia no crescimento, conta o pesquisador do IAC. “Com a utilização de ração com triticale, é possível reduzir e até mesmo parar com o uso de indutor de crescimento dos animais.” Além da ração, o triticale possui múltiplos propósitos na alimentação animal na forma de forragem verde e feno. O grão é ainda utilizado como complemento à farinha de trigo, plantado na entressafra em substituição ao milho e à soja, na formação de cobertura vegetal para proteção do solo.
A mistura da farinha de triticale com farinha de trigo é bastante utilizada, diz Felicio. Na indústria, a mistura de farinha para panificação tem até 20% de triticale, que é usada para quebrar a força do glúten para o clareamento, quando o trigo apresenta coloração que tende para o amarelo, e na suplementação de proteína a farinha de trigo que possui baixa porcentagem. Felício explica que a cor branquinha do miolo do pão atrai o consumidor final e, consequentemente, os moinhos, que compram mais rapidamente em razão da preferência por farinhas com coloração branca.
Sobre a Reunião Técnica
A XII Reunião Técnica de Cereais de Inverno, a partir das 9h, terá palestras sobre avaliação de ensaios de trigo e regulamentação técnica do trigo, com informações a respeito da Instrução Normativa nº 38 e suas perspectivas futuras, além de visitas aos campos demonstrativos de experimentos de trigo, triticale, aveia branca, aveia preta e cevada.
O evento tem como público-alvo produtores rurais, engenheiros agrônomos, pesquisadores e demais interessados no cultivo de cereais de inverno.
Mais informações estão disponíveis no site www.iac.sp.gov.br.
Serviço:
XII Reunião Técnica de Cereais de Inverno e lançamento do Triticale IAC-6 Pardal
Data: 5 de setembro
Horário: A partir das 9h
Local: Polo Sudoeste Paulista/APTA Regional - Rodovia Sebastião Ferraz de Camargo Penteado – SP 250 Km 232
Programação
9:00 h – Inscrições
9:15 h – Lançamento da cultivar de triticale IAC – 6    João C. Felício (IAC)
9:45 h – Avaliação dos ensaios de Trigo em 2012    João C. Felício (IAC)
10:15h – Café
10:30h – Regulamentação Técnica do Trigo – INSTRUÇÃO NORMATIVA nº38 e suas  perspectivas futuras – Conrado Mariotti Neto (Moinho Anaconda)
11:30h – A cultura da aveia    Vitor Dante Poletto (SL Alimentos)
13:00h – Visita aos campos demonstrativos e experimento de  trigo,  triticale, aveia  branca, aveia preta e cevada.
Assessoria de Imprensa – IAC
Carla Gomes/Mônica Galdino
Fernanda Domiciano (estagiária)
19 – 2137-0616/613
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
(11) 5067-0424
 

Notícias por Ano