Ministério da Agricultura discute vigilância agropecuária
Data da postagem: 09 Novembro 2006
Com a globalização da economia e a intensificação do comércio, os países estão cada vez mais vulneráveis ao ingresso de pragas e enfermidades dos animais como é o caso da Influenza Aviária.
Preocupado em fortalecer o Sistema de Vigilância Agropecuária (Vigiagro), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) promove, a partir de hoje, até sexta, em Brasília, reunião do Comitê Gestor da Vigilância Agropecuária Internacional.
Os principais pontos a serem debatidos no encontro são os resultados das campanhas educativas; reestruturação do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional; manual de procedimentos operacionais do Vigiagro; avaliação de propostas dos subcomitês do Vigiagro nos portos, aeroportos, postos de fronteira e aduanas especiais e a programação orçamentária para 2007.
Gestão - O Comitê Gestor é composto por um representante de cada departamento técnico da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) e pelos presidentes e secretários dos subcomitês de portos, aeroportos, postos de fronteira e aduanas especiais.
Entre outras funções, compete ao Comitê Gestor do Vigiagro estabelecer a harmonização e a padronização dos procedimentos operativos da fiscalização federal sobre os produtos agropecuários na exportação/importação e promover a articulação institucional com as demais autoridades intervenientes no processo de liberação das cargas agropecuárias.