Ameaça da vespa-da-madeira ao Pinus será tema de palestra no IAC-APTA

A vespa-da-madeira (Sirex noctilio), ameaça à cultura do pinus em São Paulo, será o tema do próximo Ciclo de Palestras de Fitossanidade, promovido mensalmente pelo Instituto Agronômico (IAC-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, a ser realizado no dia 15 de julho, às 14 horas, na Fazenda Santa Elisa, em Campinas. De acordo com o palestrante, engenheiro agrônomo Édson Teixeira, no evento serão abordados aspectos como o histórico da disseminação da vespa pelo mundo, comportamento, biologia, medidas de controle, técnica de monitoramento e status nas regiões sul e sudeste. A vespa é a única espécie capaz de atacar árvores sadias, especificamente do gênero Pinus. Nos países onde a vespa é encontrada, o índice de mortalidade de árvores em algumas plantações de Pinus taeda chegou a ultrapassar 50%. Daí a preocupação com o inseto. A vespa é nativa da Eurásia e norte da África. Foi detectada na América do Sul pela primeira vez no Uruguai na década de 1980. No Brasil, só teve ocorrência oito anos depois no Rio Grande do Sul. No estado de São Paulo, atualmente, a maior ocorrência pode ser verificada no sudoeste do estado. Por isso, estão sendo desenvolvidas na região medidas como instalação de armadilhas para determinar o número e tamanho dos possíveis focos e demarcação do “cinturão” de controle de trânsito de madeira, que serão divulgadas durante a palestra. Segundo o pesquisador César P. Stein, coordenador do evento, o objetivo da palestra é “divulgar a importância dessa praga florestal e as ações da pesquisa e da defesa fitossanitária para a detecção de focos no estado, além da aplicação de medidas legislativas cabíveis.” O público-alvo são pesquisadores, alunos de pós-graduação e graduação e técnicos do setor. O evento será realizado no Centro de Fitossanidade do IAC (Prédio da Fitopatologia) na Fazenda Santa Elisa, Avenida Theodureto de Camargo, 1500, Campinas. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail cpstein@iac.sp.gov.br ou pelo telefone (19) 3241. 5847. José Venâncio de Resende Assessoria de Comunicação Social da APTA (11) 5067-0424/0435 (Gabinete da APTA) (19) 3743-1679 (APTA – Campinas) (19) 3231-5422, ramal 124 (IAC – Campinas)