Lamy: agricultura está entre principais itens da rodada de Doha

Manila, Filipinas, 23 - O diretor-geral da Organização Mundial do Comércio, Pascal Lamy, disse hoje em encontro com executivos filipinos que as negociações para a conclusão da Rodada de Doha prosseguem e que uma resolução deve sair nos próximos meses. "Depois de um período de suspensão, as negociações foram retomadas", afirmou Lamy aos membros do fórum da Câmara de Comércio e Indústria das Filipinas. Lamy voltou a afirmar que os principais itens da rodada são os cortes aos subsídios agrícolas, tarifas industriais e comércio e serviços. "Todas as partes precisam dar grande contribuição, a começar pela agricultura ... se quisermos atingir um resultado, todos os membros terão que atuar", afirmou. Mas ele alertou que as atuais propostas ainda são insuficientes para concluir a negociação. "Com o esforço adicional em agricultura, a conclusão poderá chegar aos estágios finais. Quando? Meu sentimento é que uma questão de meses e não trimestres", disse Lamy. Ao sair do encontro, o diretor-geral da OMC enfrentou protestos. A Rodada Doha, lançada há cinco anos, não foi concluída por conta das divergências quanto aos cortes de subsídios e tarifas agrícolas. As informações são da Dow Jones.