bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Pesquisadora do Instituto Biológico recebe Prêmio ENDESA 2015

A médica veterinária Maristela Pituco, pesquisadora da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que atua no Instituto Biológico, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), foi homenageada com o Prêmio Encontro Nacional de Defesa Sanitária Animal (ENDESA 2015), por sua contribuição ao desenvolvimento e ao fortalecimento da defesa sanitária animal no País. A entrega da premiação foi realizada no dia 23 de outubro, durante o IV Encontro Nacional de Defesa Sanitária Animal, evento bianual promovido pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento – Mapa, em Cuiabá (MT).
A indicação ao prêmio foi realizada por médicos veterinários que, entre 17 profissionais, elegeram a especialista como vencedora da categoria Mérito Científico. “Tive a oportunidade de receber outros prêmios em minha carreira, porém considero este o mais gratificante de todos, pois sinto que é a sociedade que reconhece o papel do meu trabalho na defesa sanitária”, afirmou a especialista.
Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná, mestre em Patologia Bovina pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP) e doutora em Medicina Veterinária pela Escola Superior de Medicina Veterinária de Hannover (Tierarztliche Hochschule Hannover-TIHO), na Alemanha, Maristela atua há 30 anos como pesquisadora científica no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Sanidade Animal do Instituto Biológico,  colaborando no desenvolvimento e aprimoramento de técnicas diagnósticas moleculares, sorológicas, epidemiologia molecular, vigilância e monitoramento sanitário de animais de produção, bem como na formação e capacitação de equipes nas áreas de Saúde Animal, Doenças Infecciosas de Animais e Medicina Veterinária Preventiva.
Maristela também integra o Comitê Científico Consultivo em Encefalopatias Espongiformes Transmissíveis do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento/ Secretaria de Defesa Agropecuária/Mapa, Brasília e a Comissão de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária, Estado de São Paulo – (Cesesp)/ Superintendência Federal de Agricultura/Mapa em São Paulo.
Para o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, que cumprimenta Maristela Pituco pela conquista, a premiação confirma o alto nível de especialização dos pesquisadores que compõem a equipe da Secretaria. “Os institutos de pesquisa da APTA têm exercido um importante papel na busca por inovações tecnológicas para a defesa e controle no segmento. O governador Geraldo Alckmin é um entusiasta das inovações geradas, que são frutos do trabalho altamente qualificado exercido pela equipe de profissionais que fazem parte da equipe”, ressaltou.
Por Paloma Minke
Mais informações:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
Tel.: (11) 5067-0069

Notícias por Ano