bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Publicação da CODEAGRO ajudará a ilustrar importância da alimentação saudável em ações do Museu do Instituto Biológico

Todos sabem que os insetos constituem o maior grupo animal da face da terra. Segundo relatos, há um milhão de espécies vivas conhecidas de um total de 30 milhões, aproximadamente. Vale ressaltar que esses animais desempenham importante papel ecológico, atuando em diversas funções: polinizadores, herbívoros, decompositores, predadores e parasitoides. As funções biológicas dos insetos foram essenciais para que o Instituto Biológico e a Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (CODEAGRO), ambas vinculadas à Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), firmassem uma parceria, nesta terça-feira, dia 3 de julho, para aprimorar a dinâmica de aprendizado ao público que frequenta o Planeta Inseto.

Na ocasião, o coordenador José Valverde e a diretora do Centro de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CESANS), Milene Massaro, fizeram a entrega de mil exemplares da publicação “Brinque e Aprenda”, que integra o Kit Paulista da Alimentação Saudável. Ainda participaram da solenidade, a pesquisadora científica e coordenadora do Planeta Inseto do Instituto Biológico, Harumi Hojo.

Para Valverde, a ação mostra a integração entre os órgãos da secretaria estadual. Ele ressaltou que o livro traz de forma lúdica, a conscientização sobre manter uma alimentação saudável e a produção de alimentos, foi a forma de achamos para colaborar com o trabalho realizado pelo Instituto. “As orientações do governador Márcio França e do secretário da SAA, Francisco Sergio Ferreira Jardim, seguem na direção da interlocução entre as políticas públicas afins e que beneficiem a população, e esse é o nosso principal objetivo”.

O direito à informação correta e adequada foi a tônica da fala do diretor-geral do Instituto Biológico, o pesquisador Antônio Batista Filho, completa que a parceria é fundamental para demonstrar as ações desenvolvidas por outros setores, e que podem ser otimizadas. “As nossas crianças sairão daqui com informações sobre como manter uma alimentação saudável, e neste contexto o livro será essencial”.

A exposição permanente Planeta Inseto, sediada no Museu do Instituto Biológico mostra a diversidade de insetos existentes, e sua importância no ecossistema. No local, as crianças têm a oportunidade de conhecer um pouco a respeito da diversidade dos insetos, como os besouros do Brasil, assim como o bicho-pau bicho-pau, que aguça a curiosidade dos pequenos e que é uma das atrações mais preferidas, além de baratas e abelhas.

A cartilha traz informações bem didáticas sobre a importância da alimentação saudável, higiene, manipulação de alimentos e receitas que as próprias crianças podem preparar. “O livro ilustrará para as crianças como os insetos são importantes também na cadeia alimentar, servindo de alimentos para animais como mamíferos”, frisou o biólogo e educador do Planeta Inseto, Mario Kokubu.

Desequilíbrio

Para Sylvia Lucas, do Laboratório de Artrópodes, do Instituto Butantã, as pessoas precisam entender essa relação do inseto com o alimento, e o livro mesmo voltado apenas para criança ilustrará muito bem isso. “Essa sintonia de informações para a comunidade é de extrema importância, muitos acham que matar os insetos é uma forma de acabar com as pragas, e eles na verdade está agredindo e promovendo um desequilíbrio. Os adultos também precisam entender essa relação”.

Ao receber um exemplar, a turista dos Estados Unidos, Dandara Bernal Plante, de 11 anos, logo despertou curiosidade sobre os alimentos e sua forma de cultivo. Ao folhear o livro, ela afirmou que muitos alimentos do livro ela não conhecia. “Meus pais sempre falam da importância em comer frutas e verduras, o livro é muito importante, e os desenhos ajuda a gente entender melhor”.

Serviço

O Museu do Instituto Biológico, fica na Avenida Doutor Dante Pazzanese, 64 - Vila Mariana e funciona de terça a domingo, das 9h às 16h. A entrada é gratuita. Mais informações: 11 2143-9500 | planetainseto@biologico.sp.gov.br

Vanuzia Teixeira

Diretora Técnica - Codeagro

Notícias por Ano