De acordo com a organização do evento, a palestra tratará da polêmica sobre a escassez hídrica, salientando a importância em qualificar as teorias que estão por trás das análises que tem vindo a público e propor políticas públicas setoriais.
O pesquisador abordará sobre questões relacionadas ao sumiço da água e a responsabilidade da agropecuária. Explicará que sem o ambiente rural, não existe produção de água e que o meio urbano é incapaz de prover suas próprias necessidades hídricas. O pesquisador do Instituto vai salientar que até as florestas produzem menos água do que as culturas agrícolas bem manejadas. Alguns exemplos de consumo de água por atividades serão ilustrados e propostas de melhoria na conservação de recursos hídricos serão feitas, com o devido respaldo legal.
O pesquisador tem publicado alguns artigos sobre o tema que estão disponíveis no site do IEA. O mais recente: Água e Uso pela Agropecuária: neomalthusianismo hídrico traz as reflexões de Eduardo Castanho que serão apresentadas na palestra.
Serviço:
“Água e Agropecuária, o Neomalthusianismo Hídrico”
Data: 10/06/2015
Horário: 14h00 às 16h00
Local: Instituto de Economia Agrícola - Praça Ramos de Azevedo, 254, 4º andar – Auditório
Texto: Nara Guimarães
Assessora de Imprensa
Instituto de Economia Agrícola
Tel.: (11) 5067-0498