bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Secretaria de Agricultura de SP viabiliza produção orgânica de uva em São Roque

Projeto mantido na APTA Regional busca disponibilizar tecnologias e conhecimentos para produção de suco de uva e vinho de alta qualidade

Pesquisador da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo desenvolve projeto para viabilizar a produção de uva orgânica no município de São Roque. Os trabalhos são conduzidos na Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento em Agricultura Ecológica da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). O objetivo é disponibilizar conhecimento e tecnologia para que os agricultores produzam suco de uva e vinho orgânicos de alta qualidade. Podcast sobre esse assunto pode ser ouvido no Spotify e Soundclound

Segundo o pesquisador da APTA Regional – São Roque, Sebastião Wilson Tivelli, a pesquisa tem sido conduzida desde 2017 em conjunto com o Sindicato da Indústria do Vinho de São Roque (SINDUSVINHO), o Instituto Federal (IF) e a Prefeitura da Estância Turística de São Roque. “Finalizamos agora a primeira etapa do estudo, que identificou que é possível a produção de uvas orgânicas na cidade”, afirma o pesquisador.

O resultado foi possível após a avaliação de quatro cultivares de uva na produção orgânica por dois anos consecutivos. “Avaliamos neste primeiro momento quatro cultivares: a IAC 517, desenvolvida pelo Instituto Agronômico, Bordô, Isabel Precoce e BRS Lorena. Dessas, apenas a BRS Lorena não se mostrou adequada para a produção orgânica no município”, explica Tivelli.

A segunda etapa do projeto prevê a realização de experimentos para testar outras cultivares de uva, mais produtivas. A ideia é oferecer uma gama de opções aos produtores de uva da região. “A terceira etapa do estudo avaliará a parte econômica desse sistema de produção. Queremos saber se produzir uva dessa maneira é viável economicamente e se o produto final chega ao consumidor em uma faixa de preço adequada para os visitantes da cidade”, diz o pesquisador, reforçando que o município é reconhecido pelo turismo rural, mantendo a chamada Rota do Vinho, em que os visitantes podem conhecer vinícolas e degustar vinho e suco de uva produzidos localmente.

Para Fernando Pereira Leite, presidente do SINDUSVINHO, o projeto conjunto destas quatro frentes possibilita, além das pesquisas e geração de novas tecnologias e variedades de uvas, a retomada da cultura dos vinhedos em São Roque. “São Roque já foi tomada por videiras, e em função de vários aspectos como o clima, valorização imobiliária e dificuldade de mão de obra, a cidade perdeu muito espaço de plantação de uvas. O projeto das uvas orgânicas vem justamente para retomar esta cultura histórica de São Roque. E produzirmos sucos e vinhos com uvas naturais daqui”, explica Fernando.

Mais qualidade

De acordo com o pesquisador da APTA Regional, a busca dos produtores e da pesquisa não é apenas viabilizar a produção de matérias primas orgânicas com alto valor agregado, mas viabilizar a produção de uvas com alta qualidade para o processamento. “Uvas de qualidade, com porcentagem adequada de acidez e Brix, por exemplo, resultam em vinho e suco de qualidade superior, por não precisar adicionar açúcar na sua produção. Isso é uma demanda dos produtores que estamos atendendo”, afirma.

A avaliação da qualidade do produto final é possível graças à parceria com o Instituto Federal, que mantém no município o curso de enologia. “Esse estudo também só é possível graças ao Sindicato da Indústria do Vinho de São Roque, que além de financiar as pesquisas, nos aproxima dos agricultores. É importante destacar que outros produtores, que não são ligados ao Sindicato, podem ter acesso aos estudos e seus resultados”, diz Tivelli, que reforça a importância da Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento da APTA Regional no Município. “Esta unidade de pesquisa possui mais de 90 anos. Ela foi criada, justamente, para estudar a produção de uva e, hoje, com esse projeto, volta a atender a essas demandas”, afirma.

Produção de uvas em São Roque

O Estado de São Paulo produz 10,4% da uva no Brasil, ficando atrás do Rio Grande do Sul (45,3%) e de Pernambuco (29,6%), segundo dados da safra de 2019. De acordo com Tivelli, para a produção de vinho e suco de uva, São Roque utiliza uvas, principalmente, do Rio Grande do Sul. “Com esse projeto de pesquisa queremos aumentar o PIB do agro paulista, aumentando o cultivo de uva em São Roque e em todo o Estado. O cultivo de vinhedos em São Paulo tem alto potencial de agregação de valor e aumento da arrecadação do ICMS”, afirma.

Por Fernanda Domiciano
Assessoria de Imprensa APTA

fdomiciano@sp.gov.br

gsalmeida@sp.gov.br

 

Notícias por Ano