Prosaf treina mais de 800 agricultores familiares para aumentar a produtividade e garantir a sanidade na produção

O Programa de Sanidade em Agricultura Familiar (Prosaf), coordenado pelo Instituto Biológicp (IB-APTA), orientou mais de 800 produtores rurais durante o ano de 2017. Foram ministrados cursos sobre temas relacionados a manejo de pragas, greening, cancro cítrico e outras doenças. Os treinamentos foram realizados em nos municípios de Dracena, Votuporanga, Cachoeira Paulista, Pindamonhangaba, Fernandópolis. Desde 2009, mais de 2.300 pessoas foram treinadas pelo programa em diversos municípios.
Como o Prosaf atende às solicitações das demandas regionais, no ano de 2017, 90% das atividades estiveram voltadas ao “Programa Mais leite Mais Renda” - criado com o objetivo de coordenar a cadeia produtiva do leite, aumentando a produtividade e a qualidade da produção para dois bilhões de litros por ano nos próximos dez anos.
O Prosaf é desenvolvido em parceria com as cooperativas e associações de produtores, para transferir conhecimento e gerar tecnologias nas áreas de sanidade animal, vegetal e ambiental. O projeto tem trabalhado para atender as demandas regionais, transferindo os conhecimentos nas áreas de sanidade.
O Instituto Biológico contribuiu na parte de sanidade animal, com a divulgação do manejo de mastite, mortalidade de bezerros e tripanossomose e na área de sanidade vegetal com o enfoque na saudabilidade dos alimentos e de sistemas sustentáveis nas regiões de Mogi das Cruzes e Pindamonhangaba.
O secretário Arnaldo Jardim destaca a importância do serviço, que garante mais sanidade aos alimentos, além de atribuir mais valor ao produto dos agricultores. “O agricultor familiar é pequeno na sua extensão, mas é intenso do ponto de vista da atividade e deve ser campeão de produtividade. Gerar renda e garantir alimentos com saudabilidade são exatamente duas das principais orientações do governador Geraldo Alckmin para nós da Secretaria de Agricultura”, disse.
Mais informações pelo e-mail: hojo@biologico.sp.gov.br, pelo telefone (11) 5087-1704 ou no site do IB www.biologico.agricultura.sp.gov.br.
Por Paulo Prendes