China espera produzir 6,2 bilhões de litros de etanol por ano até 2010
Data da postagem: 18 Setembro 2006
A China planeja aumentar sua produção de etanol para 6,25 bilhões de litros por ano no fim desta década, informou hoje o Centro Nacional da China de Informações sobre Grãos & Óleos (CNGOIC, na sigla em inglês). A projetada alta na produção de etanol deverá resultar em uma crescente demanda por milho, disseram analistas. O processamento de cerca de 3,3 toneladas de milho resulta em 1,250 litros de etanol.
Os quatro maiores produtores chineses de etanol - Jilin Fuel Alcohol Co., Heilongjiang China Resources Alcohol Co., Anhui Fengyuan Biochemical Co. e Henan Tianguan Fuel Ethanol Co. - têm uma produção conjunta de 1,28 bilhão de litros por ano. A China National Petroleum Corp. (CNPC.YY) e a China Petroleum & Chemical Corp. (SNP), também conhecidas como Sinopec Corp. - dois grandes negociantes de etanol - investiram US$ 152,2 milhões na construção de 147 centros de distribuição de etanol no país nos últimos cinco anos, disse o CNGOIC.
O governo tem promovido o uso da mistura de etanol na gasolina, na esperança de reduzir a dependência das importações de petróleo e proteger o meio ambiente, mediante a oferta de subsídios e benefícios tarifários. As informações são da Dow Jones.