


Mapa Conecta visa reunir, em uma mesma plataforma, startups, institutos de pesquisa, parques tecnológicos, universidades e empresas para acelerar a inovação na agropecuária
A Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento, recebeu, em sua sede no centro de São Paulo, representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) para uma reunião estratégica voltada ao fortalecimento dos ecossistemas de inovação agropecuária. O encontro contou também com a participação remota de integrantes do projeto do MAPA, em Brasília.
A reunião contou com a presença do coordenador da Apta, Carlos Nabil Ghobril, e do coordenador do Apta Hub, Sérgio Tutui. Representando o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), participaram a chefe do Departamento de Desenvolvimento Rural, Márcia Reis Schmidt, a especialista em Inovação, Jane Malaguti, e, de forma remota, integrantes da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI), composta por Ayrton Ussami, Adriani Carneiro e César Goulart, além de Paulo Fresneda, da Embrapa.
Durante a reunião, o coordenador da Apta, Carlos Nabil, apresentou a estrutura da instituição, que tem como missão coordenar e administrar projetos de ciência e tecnologia voltados ao agronegócio. A Apta é composta por sete institutos de pesquisa: Instituto Agronômico (IAC), Instituto Biológico (IB), Instituto de Economia Agrícola (IEA), Instituto de Pesca (IP), Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), Instituto de Zootecnia (IZ) e Apta Regional, que desenvolvem soluções tecnológicas para diversas cadeias produtivas, promovendo a geração e disseminação do conhecimento.
Sérgio Tutui explicou que o Apta Hub, criado há dois anos, atua como espaço de inovação distribuído pelo estado para apoiar ações inovadoras.
Por sua vez, Ayrton Ussami, representante do MAPA, apresentou o projeto de Fortalecimento dos Ecossistemas de Inovação Agropecuária. Ussami explicou que o projeto Mapa Conecta será uma plataforma criada para aproximar inovações tecnológicas do campo à academia e vice-versa, com a premissa de melhorar o desempenho dos projetos de inovação do país e, futuramente, da América Latina e de outros mercados. Seu propósito é promover negócios, investimentos e a elaboração de políticas públicas para o setor.
Neste primeiro momento, o Ministério da Agricultura e Pecuária está convidando instituições a participarem do Protocolo de Intenções para Inovação, que prevê a criação de comitês gestores estaduais para diagnosticar e entender as necessidades regionais. O projeto não envolve recursos financeiros diretos, mas sim a cooperação técnica e estratégica entre as partes.



Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios
Assessoria de imprensa
Janete Galbiati
janete.galbiati@sp.gov.br




