bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Governo de SP avança em parceria com a iniciativa privada para qualificar mão de obra rural

Alunos de ETECs deram início a aulas práticas com máquinas agrícolas de alta tecnologia em ação conjunta entre Secretaria de Agricultura, AGCO e Centro Paula Souza

O Governo do Estado de São Paulo avança na qualificação da mão de obra rural ao promover parcerias estratégicas com a iniciativa privada e instituições de ensino técnico. Entre os destaques está a atuação conjunta da Secretaria de Agricultura e Abastecimento com a empresa AGCO, líder global em máquinas e tecnologia agrícola, e o Centro Paula Souza, responsável pela gestão das Escolas Técnicas Estaduais (ETECs), para oferecer capacitação prática em mecanização e agricultura de precisão.

A iniciativa integra a nova política pública estadual voltada à formação de profissionais do agro, anunciada em julho pelo governo paulista. O objetivo é impulsionar a empregabilidade dos jovens no campo por meio da oferta de cursos de curta e média duração, com foco em demandas reais do setor, como operação e manutenção de tratores, colheitadeiras e outros equipamentos agrícolas.

“Estamos avançando na qualificação da mão de obra em parceria com a iniciativa privada com foco na agricultura 4.0, justamente para que os jovens das ETECs paulistas possam se posicionar cada vez melhor na fronteira tecnológica do agro”, comenta o secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai.

Como parte dessa estratégia, estudantes de três ETECs do interior paulista já iniciaram as aulas práticas na Fazenda Santa Elisa, do Instituto Agronômico (IAC), em Campinas. Os treinamentos — que seguem até o dia 1º de agosto — contam com tratores e pulverizadores de última geração das marcas Massey Ferguson, Valtra e Fendt, do grupo AGCO, e somam 161 horas de formação, sendo 82 horas presenciais. A capacitação acontece em duas etapas: de 22 a 25 de julho, com foco em tratores, e de 29 de julho a 1º de agosto, com foco em pulverizadores e tecnologias de aplicação.

O projeto visa preparar jovens para os desafios da agricultura moderna, unindo teoria e prática com o acompanhamento de instrutores especializados. Ao final, os participantes receberão certificado, e os três com melhor desempenho terão a oportunidade de estagiar em concessionárias da AGCO.

Investimento

Além de investir em qualificação, o Governo de São Paulo busca responder a uma crescente demanda por mão de obra qualificada no setor agropecuário, que, no último levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), empregava mais de 28 milhões de pessoas — uma participação de 26% no total de ocupações do país.

Notícias por Ano