bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Instituto Biológico destaca inovações em vacinas no Encontro de Biotecnologia da Unicamp

O Instituto Biológico (IB-Apta), vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, participou do I Encontro de Inovação em Biotecnologia, realizado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde apresentou inovações no desenvolvimento de vacinas. Durante o evento, o pesquisador Ricardo Spacagna Jordão, responsável técnico pelo Laboratório de Inovação em Sanidade Animal (LABinov), destacou o trabalho do IB em frentes estratégicas, como a autossuficiência do laboratório, o impacto do toolkit da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (PGE/SP) e a atuação internacional do instituto na África Subsaariana.
“O Instituto Biológico, além de conduzir projetos inovadores, cria modelos replicáveis, contribuindo diretamente para a produção de alimentos seguros e o avanço da biotecnologia”, enfatizou Jordão.
O LABinov é um exemplo de sucesso, tornando-se autossuficiente para a manutenção, ampliação da infraestrutura e investimentos em recursos humanos. Jordão ressaltou o impacto do toolkit [Instrumentos jurídicos para a Lei de Inovação] no avanço da pesquisa e desenvolvimento de vacinas, destacando que ele “facilita parcerias entre o setor público e privado”.
Outro ponto abordado foi a experiência do Instituto Biológico na produção de antígenos e em projetos internacionais, como a implantação de laboratórios NB3 na África Subsaariana. “A equipe do IB não apenas estruturou e treinou profissionais, mas também garantiu o pleno funcionamento dessas unidades especializadas”, explicou Jordão.
“Para nós do IB, participar deste evento na Unicamp foi uma excelente oportunidade de dialogar com um público altamente engajado na área de inovação em biotecnologia”, concluiu o pesquisador.
No LABInov, atualmente, há projetos para desenvolvimento de vacinas virais bovinas, que terão grande impacto na cadeia produtiva, conferindo mais saúde aos animais e, consequentemente, aos humanos.

Por
Lisley Silvério (MTb. 26.194)
lsilverio@sp.gov.br
Diretora do Departamento de Comunicação Regional – SAA
Assessora de Imprensa e Comunicação Institucional

Notícias por Ano