Agrishow: Pesquisadora do IAC será homenageada com a medalha “Fernando Costa”

A pesquisadora do Instituto Agronômico (IAC), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Haiko Enok Sawazaki, será homenageada com a medalha “Fernando Costa” na categoria Pesquisa, no dia 2 de maio de 2019, às 16h, pela Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo. A cerimônia Deusa Ceres será realizada no Centro de Convenções do Centro de Cana do IAC, durante a Feira Internacional de Tecnologia Agrícola (Agrishow), em Ribeirão Preto.

A pesquisadora recebe com alegria esse reconhecimento pelo trabalho de uma vida. “Estou no final da minha carreira e em processo de aposentadoria. Receber a homenagem nesse momento é uma grande honra”, afirma.

Haiko atua há 40 anos no IAC na área de genética, em que analisa e desenvolve marcadores moleculares. Entre os projetos foram desenvolvidos marcadores mais baratos para soja, algodão e milho transgênico. “O meu último trabalho foi na área de desenvolvimento de marcadores para genes de resistência a viroses em hortaliças. Esse estudo vai contribuir para o melhoramento de cultivares com resistência a viroses por facilitar a identificação de material resistente com uma análise molecular comum”, diz Haiko. Antes de ingressar no IAC, ela trabalhou por sete anos na Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável.

Haiko graduou-se, em 1972, em agronomia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, com mestrado e doutorado em biologia vegetal pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Possui experiência na área de bioquímica, com ênfase em marcador molecular, atuando principalmente com viroses de batata, potyvirus, sequenciamento, diversidade genética e isoenzimas, diagnóstico de doenças em cana-de-açúcar, caracterização de cultivares viníferas, diagnóstico de transgênicos e desenvolvimento de marcadores para genes de resistência a viroses em hortaliças.