bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Guia de Sanidade Vegetal é uma verdadeira enciclopédia grátis sobre pragas e doenças. Acesse!

O Guia de Sanidade Vegetal é uma ferramenta online que permite aos interessados, de forma gratuita, consultar várias pragas e doenças. A iniciativa é do Laboratório de Doenças Fúngicas em Horticultura, do Centro de Pesquisa de Sanidade Vegetal (CPSV), do Instituto Biológico (IB-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e é aberta a colaborações/atualizações.

O site (acesse clicando aqui) reúne em um só lugar informações práticas e importantes como os sintomas, a ocorrência, os danos causados, a importância econômica, o manejo e o monitoramento desses males. Também orienta sobre plantas daninhas e inimigos naturais utilizados no controle biológico, como ácaros-predadores e fungos entomopatogênicos. Tudo isso com fotos em alta resolução essenciais na identificação do problema.

“O Guia foi lançado em 2016, mas representa uma vida toda de estudo, não há como dizer quanto tempo levou para ser feito. Além disso, não fica ultrapassado porque sempre realizamos atualizações”, conta a pesquisadora Josiane Takassaki Ferrari, uma das idealizadoras do projeto ao lado do pesquisador Jesus Töfoli, ambos do IB.

A iniciativa ensina também os principais métodos de controle para cada situação, quais as cultivares recomendadas, as que são mais resistentes e as moderadamente resistentes. “São várias informações sobre como lidar com o problema. Se não conseguir identificar, a pessoa pode mandar a amostra aqui para o IB”, acrescenta Töfoli, lembrando que o envio deve seguir algumas orientações (veja clicando aqui).

O site pode ser acessado também pelo tablet e pelo celular. Pesquisadores de outras instituições que queiram colaborar podem enviar informações para serem agregadas ao Guia, acessado também fora do Brasil – principalmente em países de língua portuguesa. Importante lembrar que as informações do material não substituem o diagnóstico feito por um profissional.

Hélio Filho
Assessoria de imprensa

Notícias por Ano