APTA Regional e IAC promovem oficina sobre qualidade e uso do solo, no Médio Paranapanema

"Oficina sobre qualidade na ocupação e uso do solo para altas produtividades" será realizada no dia 28 de novembro em Assis (SP). O evento é promovido pela Polo Médio Paranapanema/APTA Regional e Instituto Agronômico (IAC-APTA), vinculados à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.
O objetivo da oficina é sensibilizar os participantes sobre os procedimentos básicos necessários para ocupar e utilizar áreas agrícolas, bem como discutir as questões relacionadas com as atividades que envolvem o solo no caso de altas produtividades, de acordo com o pesquisador Afonso Peche Filho, do Centro de Engenharia e Automação do IAC. O público-alvo do evento são profissionais ligados à área de ciências agrárias e ambientais, além de administradores, gerentes, professores e agricultores da região.
A oficina será ministrada por Peche Filho, com o apoio dos pesquisadores Sergio Doná e Márcia Marise de Freitas Cação Rodrigues. O programa de atividades será dividido em duas etapas. A primeira contempla apresentação conceitual, discussão a respeito dos atuais modelos de gestão na ocupação e uso do solo e as necessidades de adequações para otimizar tecnologias e buscar altas produtividades.
Na segunda parte, as atividades de campo vão contemplar apresentação sobre técnicas de avaliação do solo e análise da paisagem agrícola. Os desafios e soluções para ocupação e enfrentamento da degradação das terras será um dos pontos de discussão, como forma de contribuição para proposição de modelos regionais mais eficientes.
O evento será encerrando com dinâmica de grupos sobre percepção de impactos ambientais cotidianos. A programação deverá ser cumprida dentro de uma carga horária de 4 horas distribuídas, entre as 13 e 17 horas.
O evento consolida as iniciativas do Polo Regional Médio Paranapanema (Assis) e do IAC, no sentido de organizar, difundir e aperfeiçoar as boas práticas agrícolas voltadas para o desenvolvimento regional, conclui Peche Filho.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (18) 3321-2026 / 3321-1663 / 3324-4103 / 3324-4301 ou pelos e-mails sergio@apta.sp.gov.br  e marcia@apta.sp.gov.br, em Assis, ou ainda pelo telefone (11) 45828155 e pelos e-mails ppontes@iac.sp.gov.br e peche@iac.sp.gov.br , no CEA/IAC – Jundiaí.
SERVIÇO:
Evento: Oficina sobre qualidade na ocupação e uso do solo para altas produtividades
Data: 28 de novembro, das 13:00 às 17:00 horas
Facilitadores: Afonso Peche Filho (CEA/IAC/APTA/SAA); Sergio Doná e Márcia Marise de Freitas Cação Rodrigues (Polo Médio Paranapanema/APTA Regional/SAA).
Vagas: 40
Local: Pólo Regional Médio Paranapanema - Rodovia SP 333 (Assis-Marília), Km 397 - Assis/SP
Inscrições: (18) 3321-2026 / 3321-1663 / 3324-4103 / 3324-4301 com Marcia marcia@apta.sp.gov.br e Sergio sergio@apta.sp.gov.br
Teórica:
- Bases conceituais sobre a qualidade na ocupação e uso do solo para altas produtividades.
- Seleção de indicadores de qualidade na ocupação e uso das terras.
Prática:
- Atividades profissionais para avaliação de áreas.
- Parâmetros relacionados com a vertente e o perfil do solo.
- Técnicas para construção de cenários de alta produtividade.
Assessoria de Imprensa do IAC
Mônica Galdino/Fernanda Domiciano