CACHAÇA.SP: Inscrições para o 1º Concurso Estadual da bebida terminam em um mês

As inscrições terminam no dia 03 de maio às 13h; redes sociais da Secretaria de Agricultura explicam o passo a passo de como se inscrever

Faltando um mês para o encerramento das inscrições, produtores de cachaça de todo o Estado de São Paulo correm para cadastrar seus rótulos no 1º Concurso Estadual da Cachaça Paulista. Até o dia 03 de maio às 13h, o concurso da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP que visa fortalecer e valorizar a produção paulista está recebendo inscrições.

Os Institutos de Pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), vinculada à SAA, têm investido no aprimoramento contínuo da cachaça paulista com estudos de variedades de cana-de-açúcar. O concurso pretende realizar um resgate cultural da cachaça paulista, focando na sustentabilidade da cadeia. O concurso é iniciativa do Grupo de Estudos da Cadeia da Cachaça (Gecca), atendendo à demanda da cadeia produtiva, realizado por meio da Secretaria de Agricultura.

São Paulo é o maior produtor de cachaça no Brasil: segundo levantamento da SAA, são mais de 400 unidades que produzem a bebida em território paulista, o que representa 45% da produção nacional. A força do setor explica a grande procura por inscrições no concurso Cachaça.SP.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por produtores, envasadores/engarrafadores e terceirizadores. Só participam cachaças produzidas e engarrafadas no Estado de SP. É possível participar em uma, duas ou até três categorias, porém só é permitido inscrever uma cachaça para cada categoria, que são branca, armazenada e envelhecida.

“São Paulo tem grande produção, é um grande consumidor e o maior exportador de cachaça. Nós temos aqui, principalmente no interior do Estado, uma série de pequenos e médios produtores de cachaças de alambique que são premiados internacionalmente, que são cachaças de alta qualidade e atrai o interesse dos consumidores”, afirma o coordenador das Câmaras Setoriais da Secretaria, José Carlos de Faria Jr.

Para a pesquisadora da Apta Regional de Bauru, Elisangela Marques Jeronimo Torres, a cachaça paulista adquiriu maior qualidade e reconhecimento. “O Estado de São Paulo produz cachaças de excelente qualidade, reconhecidas em concursos nacionais e internacionais de destilados. O produto hoje tem novo status, destinado a um nicho de consumidores mais exigentes e dispostos a pagar mais por uma bebida diferenciada”, destacou.

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento possui, também, outras ações para valorizar e divulgar o setor. Entre elas, está a criação da Câmara Setorial da Cachaça e o lançamento do livro Cachaça SP.

As redes sociais da Secretaria de Agricultura contam com conteúdos explicando o passo a passo de como se inscrever. Em caso de dúvidas, envie e-mail para cachaca.sp@sp.gov.br.