bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Voltado a produtores e técnicos, evento irá abordar o tema “silagem no Noroeste Paulista”

O Laboratório Regional de Pesquisa em Parasitologia Animal de Votuporanga do Instituto Biológico (IB-Apta), juntamente com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Seringueira e Sistemas Agroflorestais do Instituto Agronômico (IAC-Apta), ambos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP, realizam, no dia 26 de abril, o evento “Conversando sobre Silagem no Noroeste Paulista”. O encontro acontece das 8 às 14h, na unidade da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), em Votuporanga-SP.

De acordo com a pesquisadora do IB Giane Serafim da Silva, que coordena o evento, a ideia do treinamento surgiu para preencher uma lacuna na área. “Em observações realizadas no campo e conversas com produtores rurais e profissionais que atuam em assistência técnica, observamos a necessidade de oferecer orientações mais específicas e oportunidade de discussão relacionadas ao assunto”, comenta. Ao lado de Giane, estão na coordenação os pesquisadores Rogério Soares de Freitas, do IAC, e Solidete de Fátima Paziani, da Apta Regional de Pindorama.
Conforme conta a especialista do IB, os produtores da região noroeste utilizam a silagem principalmente na época das secas, quando a produtividade e disponibilidade das pastagens são diminuídas. “A silagem é uma forma eficaz de armazenar o alimento, uma vez que o processo permite manter suas características nutricionais, podendo ser fornecida durante o ano todo, o que pode assegurar a produtividade do rebanho e o planejamento zootécnico e econômico da propriedade”, afirma.

Giane relata que, para levantar as principais dúvidas e dificuldades relativas ao tema, a coordenação do evento elaborou um questionário que foi aplicado a mais de 40 produtores da região, com o apoio da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati/SAA). “Com base nesse levantamento, os palestrantes direcionarão suas abordagens”, conclui.

Confira abaixo a programação:

Qualidade da Silagem x Produtividade do Rebanho x Ganho do Produtor
Prof. Dr. João Ricardo Alves Pereira (Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR)

Resultados de Avaliação de Cultivares de Milho-Programa Milho/Apta Regional-IAC-ESALQ-G12

Dra. Solidete de Fátima Paziani (Apta Regional de Pindorama)

Estratégias para o Controle do Enfezamento do Milho
Dr. André Luiz Matioli (Instituto Biológico)

Serviço:
Conversando sobre Silagem no Noroeste Paulista
Data: 26 de abril
Horário: 08h – 14h
Inscrições e informações:
(17) 3422-2423/ daiane.romera@sp.gov.br/andreia.barboza@sp.gov.br

Gratuito (vagas limitadas)
Local: Centro P&D de Seringueira e Sistemas Agroflorestais/Apta Votuporanga
Rodovia Péricles Belini, km 121 + 6km terra, Votuporanga-SP

 

evento silagem

Crédito imagem de capa: Solidete Paziani

Notícias por Ano