bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Com recursos recordes, Institutos de Pesquisa da Secretaria de Agricultura realizam 118 obras de modernização em 2021

Unidades de pesquisa da APTA receberam R$ 52 milhões em investimentos do Governo do Estado de São Paulo; 63 entregas tecnológicas foram realizadas no ano

O Governo do Estado de São Paulo fez um investimento recorde, de R$ 52 milhões, nos seis Instituto e 18 Polos Regionais de pesquisa ligados à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Anunciado em julho de 2021, em um evento em Campinas, com a presença do vice-governador Rodrigo Garcia, o aporte de recursos significa o maior investimento estadual nas unidades, sendo o triplo do maior repasse estadual já realizado, em 2009.

O montante foi utilizado para a realização de 118 obras de modernização de laboratórios e estruturas de apoio à pesquisa. “Tivemos o maior canteiro de obras da história dos nossos Institutos com esses recursos. Os investimentos permitiram a entrega de 63 soluções tecnológicas em 2021, número 26% superior à nossa meta do ano, de 50 tecnologias. Propiciaram a expansão das nossas linhas de pesquisa, com laboratórios, modernos, no mesmo patamar de qualidade dos melhores do mundo. Além disso, pudemos ampliar nossa estrutura física para a criação de hubs de inovação e suporte para startups com perfil para o agronegócio”, afirma Sergio Tutui, coordenador da APTA.

Ao longo das próximas semanas, a APTA fará a divulgação dos principais investimentos em cada uma de suas unidades de pesquisa. “A ideia é prestar contas e mostrar como esse recurso foi importante em nossas instituições de pesquisa e como vão contribuir para o sucesso do agro atual e no futuro”, diz Tutui.

Investimentos foram anunciados em evento em Campinas

Os investimentos foram anunciados em evento em Campinas, na Fazenda Santa Elisa do Instituto Agronômico (IAC-APTA), que contou com a participação de mais de 450 pessoas entre autoridades, instituições científicas, empresas privadas e produtores rurais. Além de Garcia, o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Itamar Borges, também esteve no evento.

Para o vice-governador, o investimento em pesquisa é fundamental para a manutenção do agronegócio de São Paulo e do Brasil como referências para o mundo. “Foi em São Paulo, nos nossos Institutos, que os grandes desenvolvimentos do agronegócio ocorreram. Foi daqui que saiu a iniciativa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e tantas outras que tornaram o Brasil uma potência do agronegócio”, diz.

“Além do avanço no conhecimento, o investimento será fundamental para disponibilizarmos novos produtos e serviços para o agro, fomentando os diferentes atores das cadeias produtivas”, explica Itamar Borges.

 

Por Fernanda Domiciano

Assessoria de Imprensa - APTA

fdomiciano@sp.gov.br

gsalmeida@sp.gov.br

 

Notícias por Ano