bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

IAC participa de ação do SENAR e CropLife para treinamento de instrutores no modo correto de aplicação de defensivos

Instituto tem mais de 15 anos de expertise na área, com a realização do programa Aplique Bem

O Instituto Agronômico (IAC-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, é um dos parceiros do Sindicato Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e da CropLife Brasil no desenvolvimento e realização de treinamento de instrutores na maneira correta de se aplicar defensivos agrícolas. A partir da parceria, iniciada em dezembro de 2021, o Instituto desenvolveu o módulo de segurança no uso de defensivos químicos e biológicos e já realizou dois treinamentos, atendendo 150 instrutores, aproximadamente.

A capacitação busca atender as mudanças na legislação sobre o uso de defensivos agrícolas previstas na Norma Regulamentadora n.º 31 e no Decreto 10.833/21. O objetivo é que os instrutores capacitados repassam esse conhecimento às propriedades rurais com o intuito de reforçar a importância de se trabalhar seguindo as normas de segurança e melhorar a eficiência do uso dos produtos, seguindo as boas práticas na tecnologia de aplicação de defensivos.

De acordo com o pesquisador do IAC, Hamilton Humberto Ramos, os treinamentos realizados pelo IAC no âmbito desse projeto ocorreram no final de 2021 e março de 2022. Um terceiro já está programado para julho de 2022. ”O IAC já trabalha com tecnologia e segurança na aplicação de defensivos há mais de 30 anos e fazer com que informação de qualidade resultante desta experiência chegue ao agricultor por meio dos instrutores do SENAR é uma forma rápida e eficiente de melhorar a qualidade e a segurança do tratamento fitossanitário”, afirma Ramos.

Ainda com o intuito de compartilhar tecnologia e conhecimento nessa área, o IAC lançou durante a Agrishow 2002 um treinamento em EAD, também em parceria com a CropLife Brasil, que visa o treinamento de técnicos de seguranças da agroindústrias e técnicos de revenda, por exemplo, que se tornarão multiplicadores das boas práticas para aplicação de defensivos agrícolas. “Fizemos um pré-cadastro na Agrishow e já temos uma grande procura. Os treinamentos devem iniciar em agosto de 2022”, afirma.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 30 milhões de brasileiros trabalham no setor dos agronegócios e, aproximadamente, cinco milhões deles são analfabetos e 12 milhões atuam como trabalhadores temporários.

“Hoje, 85% dos trabalhadores rurais do País se concentram nas pequenas e médias propriedades. É preciso fazer a educação rural chegar com força a esses locais, com vistas a preservar a segurança alimentar e a aumentar a sustentabilidade na cadeia do agronegócio”, explica Ramos.

IAC tem 15 anos de experiência nesse tipo de treinamento

Há 15 anos, o Instituto Agronômico lançava o programa Aplique Bem, uma parceria público-privada com a UPL, que treina de forma itinerante, dentro das propriedades, trabalhadores rurais na aplicação correta de defensivos agrícolas, regulagem de pulverizadores agrícolas e manejo sustentável da produção do campo.

Os treinamentos ocorrem nos laboratórios móveis de última geração chamados Techmóveis. Por meio de engenheiros agrônomos altamente capacitados, o Aplique Bem leva conhecimento gratuito e desvinculado de produtos ou marcas comerciais, principalmente, para produtores de pequenas e médias propriedades. O objetivo é reduzir as perdas decorrentes do mau uso de defensivos agrícolas e prevenir a contaminação dos trabalhadores e do meio ambiente.

“Realizamos esse trabalho pioneiro que visa levar informação simples e didática para os produtores rurais em seu ambiente de trabalho. Ao longo desses 15 anos, já realizamos 3,9 mil treinamentos dentro e fora do Brasil, o que beneficiou mais de 75 mil produtores rurais do Brasil e também de países como Burkina Faso, Costa do Marfim, Colômbia, Gana, Mali, México e Vietnã.”, afirma Ramos.

 

Por Fernanda Domiciano

fdomiciano@sp.gov.br

 

Notícias por Ano