bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Agro paulista também está presente no Dia dos Namorados

Do presente ao jantar especial, o Dia dos Namorados também é celebrado com produtos do agronegócio. Para comemorar este 12 de junho, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo dá algumas sugestões de presente e cardápio completo – da entrada à sobremesa – preparado com produtos produzidos pelo agro paulista.

Difícil errar com um bom chocolate, mas como escolher?

Seja puro, bombom ou em formato de coração, os chocolates são ótimas opções de presente e estão disponíveis em grande variedade no mercado brasileiro, mas é preciso atenção. O pesquisador Valdecir Luccas, do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL-APTA), lembra que só pode ser considerado chocolate se tiver no mínimo 25% (g/100 g) de sólidos totais de cacau na formulação ou 20% (g/100 g) de sólidos totais de manteiga de cacau no caso do chocolate branco.

Além disso, o produto não pode estar amolecido e ao consumir deve derreter rapidamente na boca sem causar residual gorduroso. “Quanto à coloração esbranquiçada na superfície, na maioria das vezes, não causa mal à saúde do consumidor, mas reduz a sensorialidade. Já os recheios podem ser susceptíveis ao desenvolvimento microbiano, principalmente aqueles com alto teor de umidade, podendo apresentar sabor estranho, rachadura e liberação de aromas indesejáveis”, detalha o pesquisador.

Para quem pensa em guardar o produto para fazer surpresa, é preciso atenção ao ambiente, que deve ter temperatura próxima a 20°C, sem oscilações, e umidade de 60%. “Como absorve odor, não deve ser armazenado próximo a alimentos que exalem cheiros fortes. Já os brancos são mais susceptíveis à oxidação por não possuírem em sua formulação sólidos de cacau, antioxidantes naturais”, completa.

Vinhos de uvas produzidas em São Paulo para a noite especial

Quando as temperaturas ficam mais amenas, os apreciadores de vinho se sentem convidados a consumir esse derivado da uva. Neste 12 de junho, a bebida pode estar presente nessa comemoração em casa. Para que os consumidores possam apreciá-lo, muito trabalho foi feito até que que as vinícolas tivessem a matéria-prima para elaborar a bebida. Para a vitivinicultura, o Instituto Agronômico (IAC-APTA) desenvolveu as cultivares de uvas brancas IAC Madalena e IAC Rainha, produzidas por vitinicultores paulistas.

“A Madalena é, possivelmente, mais cultivada, porém, apenas com nome de Moscatel e por alguns produtores "confundida" e produzida como “Moscato Branco e Moscato Itálico”, diz o pesquisador do IAC, José Luiz Hernandes. A IAC Madalena rende vinhos moscatéis brancos, aromáticos e com boa acidez. Essa uva também pode ser adotada para produção de espumantes.

Para os produtores rurais, as cultivares IAC também reúnem características apreciadas. Segundo Hernandes, trata-se de cultivar relativamente vigorosa e produtiva, com boa tolerância às doenças das folhas. “Entretanto, sofre com as podridões dos cachos, sobretudo em condições de estresse hídrico, comum no final do período de maturação da safra normal de verão na região Sudeste”, comenta.

Os vinhos produzidos com a IAC Rainha são de excelente qualidade, têm boa acidez e sabor neutro, de acordo com o pesquisador. “Os aromas são frutados e florais, podem ser consumidos como vinhos tranquilos ou servir de base de corte para a produção de espumantes”, diz. A IAC Rainha é produtiva, tem plantas de vigor médio e sensíveis à antracnose e oídio quando as condições climáticas são muito favoráveis.

De acordo com a pesquisadora do Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA), Adriana Verdi, a produção paulista de vinho é bastante heterogênea, sendo formada por pequenos, médios e grandes produtores, que vendem seus produtos para o mercado nacional e até mesmo internacional. Segundo a pesquisadora, o vinho paulista tem excelente qualidade, seja os produzidos nas regiões tradicionais, como Jundiaí e São Roque, até os da Serra da Mantiqueira, que têm produzido vinhos finos premiados inclusive no exterior. “Os produtores paulistas têm mudado o paradigma, produzindo vinhos de extrema qualidade e reconhecidos, inclusive, internacionalmente”, afirma.

Para quando a pandemia passar, a dica de Verdi é que os casais façam visitas a vinícolas, que oferecem o chamado enoturismo, onde é possível conhecer todo o processo produtivo da bebida e degustar o vinho paulista no contexto de lindas paisagens. “Este movimento de abrir as portas das vinícolas para visitação tem melhorado a qualidade do vinho. Em uma pesquisa recente da APTA e da Câmara Setorial da Uva e do Vinho do Estado de São Paulo, identificamos que a maioria das vinícolas paulistas utilizam essa forma de comercialização, que tem impactado também na melhoria da infraestrutura e até mesmo da apresentação do produto paulista”, explica Adriana.

Pimentas paulistas para temperar

A pimenta pode ser uma boa opção de especiaria para temperar o jantar do Dia dos Namorados. O condimento tem produção disseminada em todo o Estado de São Paulo, sendo os principais produtores, os municípios de Salto, Piedade, Indaiatuba e Mogi Mirim. As pimentas mais produzidas no Estado são a dedo-de-moça, cumari e biquinho. “Mas também encontramos produtores de pimenta jalapeño e muitos produtores estão inovando no cultivo de pimentas mexicanas e peruanas”, relata a pesquisadora do IAC, Sally Blat.

O Instituto desenvolveu duas cultivares de pimentas doce, chamadas Agronômico 11 e Ubatuba. Para a condução de suas pesquisas, o IAC conta uma coleção com cerca de mil acessos de pimentas. De acordo com a pesquisadora, o Instituto busca desenvolver novas cultivares e transferir conhecimento sobre cultivo e processamento por meio de palestras e cursos.

O consumo da pimenta pode auxiliar na digestão, aliviar dores em geral, congestão nasal, coceiras, prevenir células cancerígenas, aumentar a libido e até auxiliar na perda de peso, pois acelera o metabolismo. “A pimenta possui uma substância chamada Capsaicina, que é um poderoso antioxidante e anti-inflamatório”, diz.

Pratos especiais fáceis de fazer em casa

Já que o jantar deste ano terá que ser em casa, as nutricionistas da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro) dão duas sugestões de cardápio, com opções de entrada, prato principal e sobremesa, com produtos produzidos pelo agro paulista, como peixes, cogumelos frescos, frutas e cacau.

CARDÁPIO 1

ENTRADA: Ceviche com cogumelos Paris

Ingredientes
4 filés de tilápia Saint Peter (575g)
6 limões grandes (750g)
1 colher (chá) de pimenta dedo-de-moça (1g)
1 xícara (chá) de cogumelos Paris (70g)
1/2 cebola roxa pequena (50g)
1 colher (chá) de sal (6g)

Modo de Preparo
Lave os filés de peixe, corte-os em tiras finas (0,5cm), coloque-os em um recipiente e reserve. Lave e esprema os limões, e reserve. Lave e pique a pimenta e reserve. Lave e corte em tiras os cogumelos. Lave, descasque e corte em tiras a cebola e reserve. Adicione ao peixe a pimenta, os cogumelos e a cebola, acrescente o suco dos limões e o sal e misture bem. Deixe marinar na geladeira por 20 minutos e sirva.

Tempo de preparo:1h30min
Rendimento: 8 porções
Peso da porção: 95g
Valor calórico da porção: 85 Kcal

PRATO PRINCIPAL: Corvina assada com molho de camarão

Ingredientes:
1 cebola grande (190g)
2 dentes de alho (4g)
4 ramos de salsinha (4g)
½ limão (40g)
1 corvina inteira e limpa (500g)
Sal a gosto
10 azeitonas verdes sem caroço (70g)
1 colher (sopa) de azeite de oliva (15mL)
400g de camarão sete barbas limpos (400g)
1 lata de molho de tomate (340g)
1 folha de louro (2g)

Modo de preparo:
Lave, descasque e pique a cebola e o alho. Lave e pique a salsinha e reserve. Lave o limão, esprema e reserve seu suco. Lave e espalme o peixe em uma forma refratária forrada com papel alumínio, tempere com sal e suco de limão e deixe-o marinando em geladeira, por aproximadamente 30 minutos. Corte as azeitonas em rodelas e reserve. Refogue a cebola e o alho no azeite até dourar, acrescente os camarões. Cozinhe até que a água seque. Adicione o molho de tomate, as azeitonas, a folha de louro, o sal e deixe cozinhando por aproximadamente 5 minutos. Acrescente a salsinha e apague o fogo. Coloque esse molho por cima da corvina espalmada e cubra com papel alumínio. Leve ao forno a 200ºC por aproximadamente 30 minutos. Retire o papel alumínio e deixe por mais 10 minutos. Retire do forno e sirva.

Tempo: 1h10min
Rendimento: 9 porções
Peso da porção: 140g
Valor calórico da porção: 196Kcal

SOBREMESA: Fondue de chocolate saudável

Ingredientes
200g de chocolate 70% cacau
200ml de leite de coco
Frutas vermelhas a gosto ou frutas de sua preferência

Modo de preparo
Derreta o chocolate no micro-ondas, de 30 em 30 segundos, utilizando a potência média. Amorne o leite de coco e misture-o no chocolate derretido. Mexa bem para a textura ficar lisa e homogênea. Sirva o fondue com as frutas.

Tempo de preparo: 30min
Rendimento: 4 porções
Peso da porção: 200g
Valor calórico da porção: 470 Kcal

CARDÁPIO 2

ENTRADA: Salada de laranja, abacate e folhas verdes

Molho
Ingredientes
1/2 colher (chá) de casca de laranja ralada (1g)
1/4 xícara (chá) de suco de laranja (60mL)
1/2 xícara (chá) de óleo (120mL)
2 colheres (sopa) de açúcar (28g)
2 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto (30mL)
1 colher (sopa) de suco de limão (15mL)
1/2 colher (chá) de sal (3g)

Modo de preparo
Higienize as laranjas, rale a casca, e para o suco, esprema-as. Em um recipiente, coloque a casca de laranja ralada, o suco de laranja, o óleo, o açúcar, o vinagre de vinho tinto, o suco de limão, o sal e misture bem.

Salada
Ingredientes
1/2 pé de alface (240g)
1/2 maço de rúcula (90g)
1/2 maço agrião (90g)
1 pepino pequeno (232g)
1 abacate médio (822g)
2 laranjas (364g)
2 colheres (sopa) de cebolinha verde picada (8g)

Modo de Preparo
Para a salada, higienize as folhas de alface, rúcula e agrião, corte em pedaços pequenos. Corte o pepino em rodelas finas. Retire a casca do abacate e corte em fatias médias. Descasque e retire as sementes da laranja, corte-as em gomos. Em uma travessa, organize as folhas verdes, o pepino e abacate fatiado, os gomos de laranja e a cebolinha.
Tempo de preparo: 40min
Rendimento: 7 porções
Peso da porção: 180g
Valor calórico da porção: 132 Kcal

PRATO PRINCIPAL: Risoto de Shiitake

Caldo de frango
Ingredientes
1 peito de frango sem pele (150g)
3 e 1/2 xícaras (chá) de água (840mL)
1 colher (chá) de alecrim (1g)
1 colher (chá) de ervas finas (1g)
1 colher (chá) de tomilho (1g)
2 colheres (chá) de sal (6g)
6 ramos de salsinha (6g)

Modo de Preparo:
Lave o frango e reserve. Em uma panela, coloque o frango, a água, os temperos, deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos e reserve o caldo.

Risoto
Ingredientes:
1 bandeja de cogumelos Shiitake (200g)
2 e 1/2 colheres (sopa) de manteiga (50g)
1 cebola pequena (100g)
2 dentes de alho (8g)
1 colher (sopa) de azeite (15mL)
1 xícara (chá) de arroz carnaroli (120g)
1/4 xícara (chá) de queijo parmesão ralado (30g)

Modo de Preparo:
Lave os cogumelos, retire os talos, corte-os em lâminas e reserve. Em uma panela, derreta 2 colheres (sopa) de manteiga, refogue os cogumelos e reserve. Descasque, lave e pique a cebola e o alho. Em uma panela, refogue no azeite, a cebola e o alho e acrescente o arroz. Em seguida, coloque 1 xícara (chá) do caldo de frango quente e deixe secar um pouco. Coloque mais ½ xícara (chá) do caldo, deixe secar e repita o processo por mais duas vezes. Depois de pronto, acrescente o cogumelo, coloque o restante da manteiga e o queijo parmesão ralado e misture. Deixe descansar na panela tampada por cerca de 5 minutos. Sirva quente.

Tempo de preparo: 1h
Rendimento: 5 porções
Peso da porção: 160g
Valor calórico da porção: 200 Kcal

SOBREMESA: Panqueca de ricota com morango

Massa
Ingredientes
4 ovos médios (260g)
400g de ricota esfarelada
6 colheres (sopa) de farinha de trigo (60g)
4 colheres (sopa) de açúcar (40g)
½ colher (chá) de essência de baunilha (3mL)
¼ de xícara (chá) de leite desnatado (60mL)
Manteiga para untar

Modo de preparo
Separe as claras da gema. Bata as claras em neve. No liquidificador, bata a ricota, as gemas, a farinha, o açúcar, a essência de baunilha e o leite desnatado até formar um creme homogêneo. Acrescente as claras em neve misturando delicadamente. Unte uma frigideira de 16cm de diâmetro com um pouco de manteiga e aqueça no fogo. Com o auxílio de uma concha, coloque a massa na frigideira formando panquecas de aproximadamente 1cm de altura e doure os dois lados. Reserve.

Recheio
Ingredientes
1 laranja (285g)
3 colheres (sopa) de açúcar (30g)
½ colher (chá) de amido de milho (3g)
1 colher (chá) de raspas de milho (2g)
2 xícaras (chá) de morango picado (290g)

Modo de preparo
Lave, corte, esprema a laranja e reserve seu suco. Em uma panela, misture o suco de laranja, o açúcar e o amido de milho até levantar fervura. Deixe esfriar e acrescente as raspas de limão e os morangos picados

Montagem
Em um prato de sobremesa, coloque uma panqueca, cubra com o recheio de morango e sirva.

Tempo de preparo: 1h
Rendimento: 14 porções
Peso da porção: 60g
Valor calórico da porção: 106 Kcal

Notícias por Ano